Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 9-28 of 160
-
Análise das vivências de protagonismo, cooperação e interação com a comunidade através da organização de evento por alunos de ensino médio de uma escola pública de São Gabriel, Rio Grande do Sul.
(2018-01-12)O presente trabalho tem como objeto a análise de uma atividade curricular diferenciada, em que os alunos concluintes do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS, orientados pela professora de Biologia, ... -
O aprendizado em química nuclear no Pronatec mediado pela teoria da atividade de Engeström
(2017-02-23)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Química Nuclear é uma dessas ... -
Aprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científico
(2022-12-14)As plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial para o ser humano. Entretanto, o ... -
Aromas: contextualizando o ensino de química através do olfato e paladar
(2014-07-03)O foco deste trabalho é o ensino de Química por meio da temática Aromas . Para tanto, buscamos desenvolver nesta pesquisa metodologias de ensino ligadas ao tema e que promovessem a aprendizagem dos conteúdos de Química, ... -
Articulação entre as alfabetizações científica, midiática e informacional com a temática imunidade
(2021-08-25)O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como foco principal investigar as relações entre as alfabetizações midiática e informacional com a científica, na perspectiva do contexto e melhoria do ensino de Ciências. A ... -
Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
(2015-02-27)O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de ... -
Atividades corporais nos anos iniciais do ensino fundamental e sua influência nos processos de ensino-aprendizagem
(2012-03-23)Para melhorar a qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental, é imprescindível que as práticas docentes e as possíveis influências aos processos de ensino-aprendizagem sejam analisadas. Dentre as ... -
Atividades didáticas como ferramentas facilitadoras na compreensão de imagens da divisão celular
(2016-06-22)As imagens são recursos didáticos muito utilizados no Ensino, especialmente na Biologia, onde podem registrar de modo direto organismos e estruturas macroscópicas ou representar processos e componentes microscópicos. O ... -
Atividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologia
(2019-02-26)A presente pesquisa de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), constitui-se em investigar a viabilidade de um ... -
Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
(2023-08-28)Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do Curso Técnico em Eletromecânica ... -
Atividades didáticas inovadoras de mecânica de partículas com desenvolvimento de competências em um ambiente de computação numérica
(2014-04-10)O presente trabalho procurou investigar como atividades didáticas (AD) inovadoras de resolução de problemas, baseadas em simulações computacionais, contribuem para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais ... -
Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
(2014-04-11)Nesta dissertação, desenvolvemos, apresentamos e discutimos um conjunto inovador de atividades didáticas (AD) – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – desenhadas para propor problemas abertos e ... -
Atividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: anos iniciais do ensino fundamental
(2015-08-21)Estudos mostram que as atividades experimentais baseadas na resolução de problemas melhoram o desempenho dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto de atividades ... -
Atividades práticas com microscopia e o desenvolvimento de habilidades no ensino fundamental
(2016-02-25)As atividades práticas contribuem para o interesse e aprendizagem em Ciências e Biologia, principalmente quando envolvem investigação, curiosidade, novos materiais e desafios. A investigação pela microscopia pode acontecer ... -
Avaliação da produção acadêmica na graduação e pós-graduação na área de ciências da natureza, da Universidade Federal do Pampa
(2018-06-22)A presente Dissertação realiza uma análise quanti-qualitativa da produção científica da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, relacionada aos cursos da área de Ensino e Educação em Ciências da Natureza, sendo duas ... -
Base nacional comum curricular e o processo de construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais
(2021-05-11)Há décadas, discussões sobre um currículo comum têm sido foco das Políticas Públicas brasileiras. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) configura um processo de homogeneização do ensino e vem ganhando ... -
Biologia no ensino médio: diferentes abordagens metodológicas para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a gravidez na adolescência
(2015-04-15)A sexualidade configura-se, na contemporaneidade, como uma temática urgente a ser trabalhada na escola, tendo em vista, por exemplo, questões como a desigualdade de gênero. No entanto, o que vem se fazendo no Ensino de ... -
O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana - RS
(2018-02-23)A presente pesquisa trata de uma investigação qualiquantitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino básico completo, situadas no município de Uruguaiana-RS. O trabalho teve como base a investigação da percepção ... -
O bioma Pampa nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens e percepções
(2019-02-25)O ensino de Ciências nos anos iniciais contribui na compreensão dos conteúdos científicos, entre estes podemos destacar as temáticas relacionadas ao meio ambiente, onde através da discussão e construção de novos conhecimentos, ... -
“Bioquímica na escola”: uma proposta didática para a aprendizagem significativa
(2017-01-06)Esta pesquisa intitulada “Bioquímica na Escola: uma proposta didática para a aprendizagem significativa” é caracterizada por ser predominantemente qualitativa, a qual utilizou como estratégia a elaboração e aplicação de ...