Dimensionamento de um pavimento em estrutura mista aço-concreto em situação de incêndio
Resumen
Estruturas mistas consistem na associação de elementos de aço (como fôrmas, no caso de lajes, e perfis, no caso de vigas) com concreto, de forma que ambos materiais trabalhem de forma conjunta na resistência às solicitações. A utilização do sistema misto, quando comparado às estruturas em aço e concreto armado, possuem diversas vantagens, tais como, redução do prazo de execução de obra, redução do peso próprio da estrutura, aumento da rigidez global, entre outros. Contudo, estando o aço presente de forma estrutural, torna-se necessário o dimensionamento em situação de incêndio, visto que há uma rápida degradação das propriedades mecânicas do elemento quando exposto a elevadas temperaturas. Com isso, este trabalho possui como objetivo principal dimensionar os componentes estruturais, vigas e lajes, que compõe um pavimento misto aço – concreto de um edifício exemplo, conforme a ABNT NBR 14323:2013, comparando-se os esforços solicitantes com os esforços resistentes, em situação de incêndio. Em caso de não atendimento será proposta a aplicação de revestimento contra o fogo nos perfis, e refeita a verificação. Com isso, inicialmente foram apresentadas as considerações de projeto, bem como o dimensionamento final realizado à temperatura ambiente, segundo ABNT NBR 8800:2008, no qual o pavimento foi considerado não escorado e as vigas mistas dimensionadas como biapoiadas. Na sequência, foram descritos os procedimentos para o dimensionamento em situação de incêndio, e realizada a verificação para todas as lajes e para a viga mais solicitada do pavimento. O dimensionamento das demais vigas foi apresentado em planilhas, no apêndice. Concluiu-se, dessa forma, que para o pavimento misto aço – concreto estudado, os elementos utilizados não atenderam os requisitos de resistência ao fogo prescritos pela norma, sendo necessária a aplicação de revestimento contra o fogo. A argamassa projetada utilizada, Monokote MK-6, aumentou em cerca de 15 vezes o valor do momento resistente, quando comparado ao valor sem revestimento, fazendo com que a maioria dos elementos estruturais atendessem às prescrições.
Colecciones
- TCC Engenharia Civil [302]
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