Reforço de pavimentos: análise das soluções de projeto da RSC-287 através do MeDiNa
Resumo
Os métodos de dimensionamento de reforço de pavimentos tradicionais do Brasil são baseados na deflexão máxima do pavimento e em parâmetros empíricos que foram determinados após observações de alguns materiais em regiões e temperaturas específicas. A norma de procedimento DNER PRO-11/79 ainda é o método de dimensionamento de reforço de pavimentos mais utilizado nos projetos em andamento, entretanto, com o constante aumento de tráfego, os reforços projetados por esta norma já não são mais suficientes e costumam apresentar defeitos decorrentes de fadiga antes do final do período de projeto. Por isso, através da Rede de Tecnologia em Asfaltos, composta pela Petrobras, ANP e diversas universidades brasileiras, foi elaborado um novo Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos, o “MeDiNa”, que aguarda pela aprovação do DNIT. Este método deu origem a um software também chamado de “MeDiNa”. Na sua penúltima versão de testes foi incorporada uma função que permite analisar e dimensionar reforço de pavimentos. Para o reforço, o software tem como principal critério de análise a área trincada por fadiga ao final do período de projeto, sendo o valor máximo aceito de 30%. Com base nisto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o projeto de restauração da RSC-287, que foi elaborado para o Programa CREMA-RS, cuja instrução de serviço segue basicamente a norma DNER PRO-11/79. Para isto, cada segmento homogêneo do projeto foi analisado no software MeDiNa com 4 classes de concreto asfáltico que vêm pré-estabelecidas no programa computacional. Os segmentos que apresentaram área trincada maior do que 30% foram redimensionados pelo software. Foi realizado então um cálculo do volume de concreto asfáltico necessário para a execução do reforço com as 4 classes e, com isso, foi feita uma comparação com o volume do projeto original. Ainda, foi realizada uma comparação com o trabalho de Maboni (2018), que fez uma análise semelhante, porém na época o software ainda não oferecia a opção de reforço de pavimentos. Além disso, foi feita uma comparação da vida útil de cada segmento homogêneo caso não haja o redimensionamento do reforço. As soluções que previam apenas fresagem e recomposição com mesma espessura apresentaram piores resultados do que os que previam fresagem descontínua e adição de camada de reforço. Os resultados mostraram também que a análise é muito sensível ao tipo de concreto asfáltico, onde os de maior módulo de resiliência e melhores coeficientes de fadiga apresentaram maior vida útil.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [302]
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