Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Submissões recentes
-
Perspectivas e possibilidades para discussão da equidade de gênero sob o viés da Educação STEM
(2025-03-10)A saber, este trabalho entrelaça duas temáticas: Educação STEM e gênero. A Educação STEM, cujo acrônimo corresponde ao termo em inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics, é uma abordagem educacional de berço ... -
O uso das telas no processo de ensino e aprendizagem e a percepção dos professores acerca da temática
(2025-02-11)Esta pesquisa está alicerçada nas discussões que se referem ao uso das telas no processo de ensino e aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, refletindo ainda, sobre a percepção dos professores acerca da ... -
A paleontologia nos documentos curriculares e nas escolas do Geoparque Quarta Colônia, Rio Grande do Sul
(2025-03-17)A Paleontologia vai muito além de seu limite etimológico - uma ciência que estuda seres antigos - sendo uma área que abrange, além de aspectos científicos, também culturais, ambientais e socioeconômicos. Por isso, é uma ... -
Sequência didática e aprendizagem baseada em problemas: contribuições para planejamento de ensino investigativo
(2023-08-25)Diante da aula tradicional de exposição de conteúdos surgiram diferentes tipos de propostas de sequência de ensino. No desenvolvimento de sequências didáticas os tipos de atividades, as relações existentes entre as mesmas, ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa baseada no movimento STEM como possibilidade de aprendizagem significativa
(2024-12-13)A Educação STEM (acrônimo em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics), no contexto brasileiro, tem timidamente contribuído para novas possibilidades de ensino e aprendizagem de maneira interdisciplinar ... -
Gamificação como elemento pedagógico: a integração entre ensino e a Abordagem STEAM na Educação Física
(2025-02-17)A pesquisa abordou a cobertura do trabalho que envolveu o uso da gamificação como elemento pedagógico no apoio ao ensino e aprendizagem do ambiente escolar com a abordagem STEAM (Science, Technology, Engennering, Arts ... -
Educação em saúde e microbiologia: concepções e estratégias didáticas de futuros professores de Biologia no âmbito do Programa Residência Pedagógica
(2024-02-29)Essa dissertação foi desenvolvida na linha temática Educação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa e aborda aspectos correlatos com a Educação em Saúde (ES) ... -
Aprendizagem significativa de grandezas e medidas: aspectos da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa na ZDP
(2024-03-18)Esta pesquisa está embasada teoricamente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que tem como princípio considerar, no processo de ensino e aprendizagem, os conhecimentos prévios que o estudante já possui em ... -
Educação ambiental “crítica-inovadora” no 3º ano do Ensino Fundamental: uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica
(2024-04-17)A presente dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) na perspectiva “críticainovadora”, visando transformações no âmbito educacional e nos sujeitos participantes para atuarem na sociedade de forma ecológica, cidadã e ... -
O Yoga como ferramenta de promoção da saúde na escola
(2024-03-15)Diversas funções hoje atribuídas ao professor têm impactado em sua saúde e bem-estar. Isso aponta para a necessidade de formações continuadas voltadas à prática pedagógica, mas também à saúde integral. Nesse sentido, esse ... -
Educação sexual: desafios, possibilidades e percepções de estudantes sobre a homofobia
(2024-01-05)O Brasil é um dos países com maior índice de violência contra a população LGBTQIAP+ e a homofobia, que é o preconceito contra esta população, se apresenta de diferentes formas na sociedade, desde uma forma mais sutil até ... -
Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
(2023-11-28)Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva ... -
A polinização e as abelhas: uma sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-11-30)EnsinarCiências para as crianças é possibilitar que elas explorem o meio em que vivem. Por esse viés, o ambiente escolar deve ser estimulante e possibilitar essa interação, devendo estar respaldado em uma proposta de ... -
Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
(2023-08-28)Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do Curso Técnico em Eletromecânica ... -
O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
(2023-08-28)A temática ambiental no Brasil, é reconhecida por sua diversidade conceitual amplamente discutida por estudiosos da área, suas variações são recorrentes na sociedade e denotam fusão de termos utilizados para promover o ... -
Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul
(2023-07-31)Esta dissertação apresenta uma análise sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no ambiente escolar, com ênfase nas perspectivas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para ... -
Metodologia de Scaffolding para resolução de problemas de física no contexto de Educational Design Research
(2023-08-30)Este trabalho tem como foco o estudo da competência de Resolução de Problemas (RP) no contexto da área de Física, utilizando a metodologia de Scaffolding. Para alcançar esse objetivo, adotamos a abordagem metodológica ... -
O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
(2023-07-07)Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido ... -
Práticas educativas no ensino de ciências no Bosque Municipal Jary Antônio Linck – Tenente Portela/RS
(2023-03-31)As áreas verdes existentes nos espaços urbanos tornam-se cada vez mais limitadas, há que se aproveitar estes ambientes para o desenvolvimento de práticas educativas nestes espaços não formais de ensino. A presente pesquisa ... -
O pinhão como foco de uma sequência de ensino investigativa em ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
(2023-04-27)As Ciências da Natureza fazem parte do dia a dia dos alunos, ou seja, da sua realidade. Relacionar os eventos cotidianos com os conteúdos a serem trabalhados, possibilita o desenvolvimento de aprendizagens significativas, ...