Youtube para o ensino de história: tutorial para a seleção e utilização de audiovisuais
Fecha
2021-07-16Primeiro membro da banca
Nogueira, Carmen Regina Dorneles
Segundo membro da banca
Ribeiro, José Iran
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Frente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais
precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de
computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer o YouTube como recurso didático para
o ensino de história. Por meio da aplicação de um questionário aos professores da rede básica
de ensino, verifiquei a opinião dos professores quanto ao uso do YouTube como recurso
didático e os seus entendimentos sobre formação continuada. Os professores participantes do
estudo aprovam o uso de vídeos da plataforma pela facilidade de acesso, atratividade e pelo
auxílio na aprendizagem e manifestaram interesse em aprender a utilizar tal recurso em sala de
aula. Referente a formação continuada, os professores a consideram como um momento de
troca de experiências, capacitação, reavaliação do seu conhecimento, atualização e soma.
Ainda, enfatizam a necessidade de o momento ser dinâmico, ministrado por pessoas
capacitadas, com experiência em sala de aula e que deem relevância aos processos de ensino e
aprendizagem. O uso de vídeos produzidos para a internet no ensino escolar, foi orientado pelas
perspectivas da história pública, com a criação de critérios para a seleção de vídeos da
plataforma YouTube comprometidos com a divulgação científica. As reflexões das práticas da
história pública orientaram na busca pela aproximação de conteúdos produzidos para
divulgação informal com o ambiente escolar formal, em favorecimento do trabalho docente.
Com base nos resultados da pesquisa, apresento uma proposta de formação continuada focada
em qualificar os critérios na busca e seleção de vídeos do YouTube para uso nas aulas de história
dos professores da educação básica.
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