Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a educação ambiental: um olhar intercultural sobre o programa PIBID (UNISC) no curso de formação de professores(as) de Ciências Biológicas
View/ Open
Date
2021-09-03Primeiro membro da banca
Mueller, Airton Adelar
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Terceiro membro da banca
Maders, Sandra
Quarto membro da banca
Scott Junior, Valmor
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa de Doutorado em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional no PPGE da UFSM, realizada por meio de entrevista semiestruturada com licenciandos(as) do curso de Ciências Biológicas da UNISC que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), traz como tema a formação destes (as) professores(as) no que se refere a Educação Ambiental. A pesquisa se deu a partir do desenvolvimento de objetivos específicos, que foram: (1) Realizar uma pesquisa documental sobre os cenários relativos à Educação Ambiental nos referenciais que orientam o Programa PIBID, em geral e na UNISC em particular; (2) Pesquisar, junto a um grupo de professores(as) que atuaram no Programa PIBID-UNISC, como se deu a inserção da Educação Ambiental na sua formação inicial; (3) Pesquisar, junto a um grupo de pibidianos(as), a forma como se dão os processos de inserção da Educação Ambiental no cotidiano da escola onde atuam ou atuaram e; (4) Identificar nas obras de Paulo Freire e Humberto Maturana, subsídios teóricos e epistemológicos que possam contribuir no entendimento das questões ambientais na formação de professores(as) em geral e, em especial, de Ciências Biológicas. Esta pesquisa foi realizada com uso de questionários com o intuito de trazer informações de forma mais livre, objetivando não condicionar a uma possível padronização que pode ser obtida quando se oferece somente alternativas. Algumas proposições freireanas como Saberes Populares, Autonomia, Tolerância, Amorosidade e Cidadania, buscam identificar aspectos que contribuam com a formação de professores(as) relativas as questões ambientais de maneira que estas possam fazer parte do cotidiano, integrando as práticas pedagógicas que se constroem entre educadores(as), ao mesmo tempo, apresenta algumas proposições de Humberto Maturana para uma Educação Ambiental Solidária e Co-Operativa que, partindo de duas dimensões (Íntimas e Operacionais), são consideradas essenciais para o entendimento da Educação Ambiental. Ao traçar uma conversa entre as ideias de Paulo Freire e de Humberto Maturana, essas proposições possibilitam colaborar, juntas, para a ampliação do acervo epistemológico no que se refere à Educação Ambiental na formação de professores(as) de Ciências Biológicas, buscando, com isto, reafirmar a necessidade de que a educação de modo geral, e a Educação Ambiental de modo particular, precisam de comprometimento, muito mais do que dos conteúdos.
Collections
The following license files are associated with this item: