Qualidade de vida, fatores de acessibilidade e inclusão: desafios do empregado com deficiência em instituição financeira
View/ Open
Date
2021-08-31Primeiro membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Marquetto, Matheus Frohlich
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa propõe uma reflexão sobre os processos de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência (PcDs) em uma grande instituição financeira, que impactam nos níveis de qualidade de vida e satisfação no trabalho bancário. A metodologia aplicada para a realização do estudo foi de abordagem quantitativa descritiva, utilizando o Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com respostas que poderiam variar de 1 a 6. As respostas 1, 2 e 3 foram consideradas como indicadores de avaliação “bastante negativo” (no caso de 1 e 2) e “pouco negativo” (no caso de 3). Já o valor quantitativo de 4 foi considerado “pouco positivo”, e os de 5 e 6 representavam “bastante positivo”. Também foi empregada a Escala de Satisfação e Atitudes de Pessoas com Deficiência (ESA), com respostas que poderiam variar entre 1 e 5, sendo 1 a nota mais baixa possível e 5 a maior nota possível. Ao todo, 304 trabalhadores do setor bancário do Sul do Brasil com alguma deficiência responderam à pesquisa. Nas análises das médias do QVT, os resultados mostraram uma variação entre 4,40, que se refere às oportunidades de crescimento profissional, e 5, associada à relevância do trabalho desempenhado, mostrando que as PcDs estão satisfeitas ou muito satisfeitas com a qualidade de vida no trabalho. Já os resultados da ESA demonstraram médias que ficaram entre 3,48, referente a atitudes diante dos obstáculos, e 4,48, a qual diz respeito à acessibilidade psicoafetiva. Foram elaborados testes de correlações entre as dimensões e cálculos fatoriais, os quais indicaram haver relações significativas entre as dimensões dos dois instrumentos e relação entre as dimensões de cada instrumento, apresentando uma consistência entre os dados coletados. Esta pesquisa possibilitou visão extensiva sobre o cotidiano laboral das PcDs do setor bancário que estão atuando em uma grande instituição. Indica-se que trabalhos futuros ampliem seu escopo para as demais regiões do Brasil, bem como façam comparativos com atividades similares entre pessoas sem deficiência e atuantes em outras instituições, sejam públicas, sejam privadas. Este estudo também permitiu a ampliação do conhecimento das diversas dimensões dos modelos aplicados, que influenciam nos níveis de qualidade de vida e satisfação no trabalho bancário. Ademais, futuramente esta dissertação será base para o desenvolvimento de investigações mais abrangentes a nível nacional na instituição pesquisada, além de oportunizar maior compreensão por parte dos que não possuem deficiência, em busca de respeito à diversidade e de cidadania.
Collections
The following license files are associated with this item: