Programa ACT para educar crianças em ambientes seguros na versão remota: adaptação, viabilidade e avaliação
View/ Open
Date
2021-08-23Primeiro membro da banca
Ormeno, Gabriela Isabel Reyes
Segundo membro da banca
Finkler, Lirene
Terceiro membro da banca
Pontes, Luciana Barbalho
Quarto membro da banca
Paludo, Simone dos Santos
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese visou adaptar, implementar, avaliar a viabilidade e os efeitos do Programa ACT Para Educar Crianças
em Ambientes Seguros na versão remota, em âmbito nacional. Para responder a este objetivo, quatro estudos foram
realizados, por meio de diversos delineamentos metodológicos. No primeiro estudo, foi realizado o processo de
adaptação do Programa ACT para a versão remota. Este foi constituído por quatro etapas: (1) elaboração do roteiro
com as adaptações, (2) avaliação da proposta por seis juízes especialistas; (3) realização de modificações, e; (4)
integração dos resultados. As adaptações foram consideradas adequadas, sendo realizadas modificações das
atividades por meio de plataformas digitais. Na versão remota do Programa ACT, é possível incluir pais/cuidadores
de diferentes locais do Brasil, ampliando a prevenção da violência contra a criança. O segundo estudo, de
abordagem qualitativa, objetivou compreender as expectativas de mães/cuidadoras sobre a participação no
Programa ACT na versão remota. Também visou identificar a percepção das participantes sobre educar uma
criança em um ambiente seguro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 mães/cuidadoras. Os
resultados indicaram diferentes expectativas na participação do Programa ACT: adquirir novos conhecimentos,
aprimorar as habilidades parentais; trocar experiências; receber auxílio no momento da pandemia do COVID-19;
possibilitar para a criança um desenvolvimento saudável. Para as mães/cuidadoras educar a criança em um
ambiente seguro estava relacionado a promover educação, saúde, lazer, cuidado, afeto e proteger de situações de
violência. Torna-se importante oferecer programas parentais, em especial, em momentos adversos. O terceiro
estudo avaliou a viabilidade do Programa ACT na versão remota, nos seguintes critérios: demanda, aceitabilidade,
adesão, avaliação do facilitador, compreensão dos conteúdos, satisfação com o programa e com o facilitador,
efeitos do programa entre o pré e pós-teste. Participaram 12 mães/cuidadoras de crianças. Os instrumentos
utilizados foram: diário de campo, questionários de avaliação do Programa ACT e ficha de avaliação dos
observadores. Os resultados evidenciaram alta demanda e adesão dos participantes, satisfação com o programa e
a facilitadora, aumento nas médias do pré para pós-teste, nas quatro dimensões: estilos parentais, meios de
comunicação, desenvolvimento infantil e comportamento dos pais. O quarto estudo, de delineamento misto,
avaliou a experiência, a aprendizagem e o impacto da intervenção em grupo de mães e cuidadoras, em três
domínios: regulação emocional e comportamental, comunicação e disciplina positiva. Os dados foram coletados a
partir dos questionários do Programa ACT (pré e pós-teste), entrevistas semiestruturas, diário de campo e grupo
focal de follow up. Os resultados indicaram uma experiência satisfatória das participantes em relação a
intervenção, aprendizado acerca dos temas abordados; e, impacto positivo no grupo, por meio da melhora nos três
domínios, sendo significativa a melhora na regulação emocional e comportamental. A realização dos quatro
estudos permitiu alcançar o objetivo da tese, por meio de uma abordagem ampliada do fenômeno, permitindo
reunir argumentos teóricos e evidências empíricas para defender que a aplicação do Programa ACT na versão
remota é viável e apresenta aprendizados e impactos significativos em grupo de mães/cuidadoras de crianças,
promovendo a promoção de práticas educativas positivas e a prevenção da violência contra a criança.
Collections
The following license files are associated with this item: