Show simple item record

dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorMarques, Laís Jacques
dc.date.accessioned2022-02-15T14:37:55Z
dc.date.available2022-02-15T14:37:55Z
dc.date.issued2022-02-08
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23652
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze pedagogical practices carried out in youth detention centers in Brazil over the last decade. Thus, different methodologies of theatrical works aimed at the socio-educational system are put into dialogue. Methodologically, the work was a bibliographic survey (GIL, 2000) that crossed and analyzed the data found from the collection made in academic search tools. In the analysis, convergences with the author's repertoire in the field are presented, questioning what reverberates from the theatrical work in youth detention centers, as well as highlighting the limitations imposed by the restrictive characteristics of these spaces. As main theoretical references, Michel Foucault (1979; 2012), Ashley Lucas (2021), Edson Passetti (1987; 2008) and Acácio Augusto (2008; 2013). Finally, practical and theoretical propositions that facilitate the execution of theatrical work in Brazilian socio-educational centers are presented.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPedagogias do teatropor
dc.subjectTeatro em centros socioeducativospor
dc.subjectMetodologias do teatropor
dc.subjectTheater pedagogieseng
dc.subjectTheater in socio-educational centerseng
dc.subjectTheater methodologieseng
dc.titleRotas de fuga: as pedagogias do teatro em centros socioeducativos brasileiros na última décadapor
dc.title.alternativeEscape routes: theater pedagogies in Brazilian socio-educational centers in the last decadeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatropor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar práticas pedagógicas realizadas em centros de internação de jovens no Brasil pela última década. Assim, diferentes metodologias de trabalhos teatrais voltados para o sistema socioeducativo são colocadas em diálogo. Metodologicamente, o trabalho tratou-se de um levantamento bibliográfico (GIL, 2000) que entrecruzou e analisou os dados encontrados a partir de coleta feita em ferramentas de buscas acadêmicas. Na análise, são apresentadas convergências com o repertório da autora no campo, problematizando o que reverbera do trabalho teatral nos centros de internação de jovens, assim como destacando as limitações impostas pelas características restritivas desses espaços. Como principais referências teóricas, Michel Foucault (1979; 2012), Ashley Lucas (2021), Edson Passetti (1987; 2008) e Acácio Augusto (2008; 2013). Por fim, proposições práticas e teóricas que facilitam a efetivação do trabalho teatral em centros socioeducativos brasileiros são apresentadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.