Rotas de fuga: as pedagogias do teatro em centros socioeducativos brasileiros na última década
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo analisar práticas pedagógicas realizadas em centros de
internação de jovens no Brasil pela última década. Assim, diferentes metodologias de
trabalhos teatrais voltados para o sistema socioeducativo são colocadas em diálogo.
Metodologicamente, o trabalho tratou-se de um levantamento bibliográfico (GIL, 2000) que
entrecruzou e analisou os dados encontrados a partir de coleta feita em ferramentas de buscas
acadêmicas. Na análise, são apresentadas convergências com o repertório da autora no
campo, problematizando o que reverbera do trabalho teatral nos centros de internação de
jovens, assim como destacando as limitações impostas pelas características restritivas desses
espaços. Como principais referências teóricas, Michel Foucault (1979; 2012), Ashley Lucas
(2021), Edson Passetti (1987; 2008) e Acácio Augusto (2008; 2013). Por fim, proposições
práticas e teóricas que facilitam a efetivação do trabalho teatral em centros socioeducativos
brasileiros são apresentadas.
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