Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 70
-
Uma abordagem para o ensino de frações utilizando material manipulativo baseada nos princípios da engenharia didática
(2024-02-27)Motivado por um incômodo das autoras quanto à falta de naturalidade dos alunos, dos diversos níveis de educação, para resolver questões envolvendo frações, este trabalho busca propor uma abordagem com utilização de material ... -
Uma abordagem sobre a operação de adição de frações por meio de classes de equivalências
(2024-03-25)Este trabalho apresenta uma sequência didática aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual, no município de Estância Velha/RS, na qual a autora é professora referência de matemática. ... -
O emprego da metodologia ativa Peer Instruction aliada ao GeoGebra no ensino da geometria na educação básica
(2024-03-27)Neste trabalho tivemos por objetivo avaliar a viabilidade do emprego da metodologia ativa Peer Instruction aliada ao GeoGebra no ensino de alguns tópicos de Geometria do Ensino Fundamental. Desenvolvemos a nossa pesquisa ... -
Aprendizagem baseada no currículo em espiral: uma proposta para o estudo de conceitos no plano cartesiano
(2024-03-05)O estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada ano com novas possibilidades e abordagens, e ... -
A teoria das situações didáticas e o jogo da onça como opção estratégica de ensino
(2023-08-11)Este trabalho apresenta uma abordagem contextualizada para a Análise Combinatória, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a criticidade e a intuição matemática, habilidades essenciais ... -
Um suporte ao aprendizado de matemática a partir do AEE (atendimento educacional especializado)
(2023-05-23)Este trabalho apresenta o resultado de um estudo envolvendo três experiências pedagógicas ligadas à área da matemática, com aplicabilidade dentro da sala de recursos do AEE (Atendimento Educacional Especializado). A ... -
Transformações geométricas: ações e aplicações nos anos finais do ensino fundamental
(2023-01-06)O presente estudo trata do conteúdo matemático de transformações geométricas, trazendo como fonte de inspiração o fato de ser pouco explorado, muitas vezes devido às lacunas existentes no conhecimento do professor em ... -
A inclusão de estudantes autistas no ensino remoto: uma proposta de ensino de conceitos relativos a ângulos
(2021-02-26)O objetivo desse trabalho é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do conceito de ângulo. Apresentamos uma proposta didática pensada para o ensino presencial e repensada para o ensino remoto, em função da ... -
Isometrias e homotetias: teoria e aplicações com o GeoGebra e materiais manipulativos
(2021-11-09)Este trabalho compreende uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos que tratam sobre o tema transformações geométricas isometria - reflexão, translação e rotação - e homotetia. Tem por objetivo apresentar ... -
Projeções cartográficas: uma experiência no livro aberto de matemática e na formação continuada de professores
(2022-01-31)Em 2018 foi divulgada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa determinar as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas durante cada etapa da ... -
Matemática e educação ambiental no ensino fundamental: a construção de cisternas e as relações de proporcionalidade
(2022-03-04)Em caráter mundial, mas principalmente no Brasil, tornam-se cada vez mais urgentes políticas públicas para conservação e preservação do meio ambiente. Pensando nisso, entende-se que a escola tem papel fundamental na educação ... -
Estudo dos sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos: concepções e práxis de uma sequência didática à luz da teoria de Guy Brosseau
(2022-02-17)Nessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas de Guy ... -
A história (não) se repete
(2022-02-23)Este estudo bibliográfico e exploratório da história da matemática, mais especificamente sobre a história do cálculo infinitesimal, apoia-se tanto na bibliografia clássica da história da matemática, notadamente nos nomes ... -
A teoria da resolução de problemas aplicada em curso preparatório
(2021-12-14)A presente dissertação tem por objetivo analisar os diferentes métodos utilizados pelos estudantes na resolução de problemas que envolvem o conhecimento básico matemático do Ensino Fundamental. Para tanto, far-se-á o uso ... -
Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais
(2021-10-15)Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ... -
Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
(2020-02-27)Neste trabalho apresentamos uma sequência didática que versa sobre o tema: condição de existência de um triângulo, com enfoque por meio de fluxogramas. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o tema no Catálogo de Teses ... -
Frações e a geometria: algumas conexões entre as sequências de Farey, os círculos de Ford e os Sangakus
(2021-07-07)Este trabalho é um estudo bibliográfico com base em livros, artigos e dissertações. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática com o intuito de oferecer aos alunos e professores da Educação Básica uma nova ... -
Um relato sobre a introdução às somas de Riemann na educação básica
(2014-08-28)O presente trabalho apresenta de modo intuitivo, por meio de cálculo de área de três guras geométricas planas, uma introdução ao Cálculo Integral. São aplicados con- ceitos geométricos usuais no ensino médio tendo em ... -
O pensamento computacional na prática: uma experiência usando Python em aulas de Matemática Básica
(2021-04-30)O ensino nas escolas brasileiras vem atingido resultados aquém do desejado há anos. No mais recente exame do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizado em 2018, constatou-se que grande parte dos ... -
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
(2017-08-23)O objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito ...