Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorMota, Susana da Costa
dc.date.accessioned2022-02-16T18:47:20Z
dc.date.available2022-02-16T18:47:20Z
dc.date.issued2022-02-04
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationMOTA, S. da C. Promovendo a imaginação sociológica na educação infantil . 2022. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23671
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis monograph will describe the process of elaboration, planning and development of the Intervention Project that was developed by the author, a graduate student of the Licentiate Degree in Social Sciences at the Federal University of Santa Maria, RS, Brazil, during the second semester of 2021. The project It was intended to serve students from pre-school classes, at EMEI Zulânia, located in Santa Maria, RS. The workshop had an introductory character and explored social, anthropological and political themes and concepts, aiming to contribute to the development of teaching practices necessary to transpose the knowledge of Social Sciences into concrete school knowledge in Early Childhood Education. The motivation for the project arose from the question of how to promote the sociological imagination of children in Kindergarten? With the general objective of administering the workshop Promoting Sociological Imagination in Early Childhood Education, the Intervention Project aimed at the following specific objectives: I- Discuss with the participating teachers themes and concepts from the Social Sciences that can be addressed in Early Childhood Education; II- Present the content of Social Sciences to children; III- Assess the knowledge acquired through playful activities, and; IV- Collect data to carry out an educational action research. Through the realization of the workshop, it was possible to verify that the students of Kindergarten interacted, researched/inquired and questioned about themes and concepts of Social Sciences and, mediated by the teachers, carried out the proposed didactic-pedagogical activities with interest and dedication. As well, it was observed that the teachers dialogued with each other, problematized and understood the potential and the curricular challenges of integrating themes and concepts from Social Sciences for Early Childhood Education. Thus, it was found that the contribution of the teaching of Sociology in Early Childhood Education was notorious, both in the formation of values and in social practices capable of contributing to socialization, making the Social Sciences more attractive and understandable for students at the school EMEI Zulânia.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto de intervençãopor
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectIntervention projecteng
dc.subjectSocial scienceseng
dc.subjectChild educationeng
dc.titlePromovendo a imaginação sociológica na educação infantilpor
dc.title.alternativePromoting sociological imagination in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEsta monografia irá descrever o processo de elaboração, planejamento e desenvolvimento do Projeto de Intervenção que foi desenvolvido pela autora, graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil, durante o segundo semestre de 2021. O projeto destinou-se à atender alunos das turmas de Pré-escola, da EMEI Zulânia, situada em Santa Maria, RS. A oficina teve caráter introdutório e explorou temas e conceitos sociais, antropológicos e políticos visando contribuir com o desenvolvimento de práticas didáticas necessárias para transpor o conhecimento das Ciências Sociais em saberes escolares concretos na Educação Infantil. A motivação para o projeto surgiu a partir da questão problema de como promover a imaginação sociológica de crianças na Educação Infantil? Com o objetivo geral de administrar a oficina Promovendo a Imaginação Sociológica na Educação Infantil, o Projeto de Intervenção almejou os seguintes objetivos específicos: I- Debater junto as professoras participantes temas e conceitos das Ciências Sociais que possam ser abordados na Educação Infantil; II- Apresentar o conteúdo das Ciências Sociais às crianças; III- Aferir o conhecimento adquirido através de atividades lúdicas, e; IV- Coletar dados para realizar uma pesquisa-ação educacional. Através da realização da oficina foi possível verificar que os educandos da Educação Infantil interagiram, pesquisaram/indagaram e problematizaram sobre temas e conceitos das Ciências Sociais e, mediados pelas professoras, realizaram com interesse e dedicação as atividades didáticas-pedagógicas propostas. Bem como, observou-se que as professoras dialogaram entre si, problematizaram e compreenderam o potencial e os desafios curriculares da integração de temas e conceitos das Ciências Sociais para a Educação Infantil. Sendo assim, constata-se que foi notória a contribuição do ensino da Sociologia na Educação Infantil na formação dos valores, nas práticas sociais capazes de contribuir para a socialização tornando as Ciências Sociais mais atrativa e compreensível para os alunos da escola EMEI Zulânia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.