Promovendo a imaginação sociológica na educação infantil
Resumo
Esta monografia irá descrever o processo de elaboração, planejamento e desenvolvimento do Projeto de Intervenção que foi desenvolvido pela autora, graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil, durante o segundo semestre de 2021. O projeto destinou-se à atender alunos das turmas de Pré-escola, da EMEI Zulânia, situada em Santa Maria, RS. A oficina teve caráter introdutório e explorou temas e conceitos sociais, antropológicos e políticos visando contribuir com o desenvolvimento de práticas didáticas necessárias para transpor o conhecimento das Ciências Sociais em saberes escolares concretos na Educação Infantil. A motivação para o projeto surgiu a partir da questão problema de como promover a imaginação sociológica de crianças na Educação Infantil? Com o objetivo geral de administrar a oficina Promovendo a Imaginação Sociológica na Educação Infantil, o Projeto de Intervenção almejou os seguintes objetivos específicos: I- Debater junto as professoras participantes temas e conceitos das Ciências Sociais que possam ser abordados na Educação Infantil; II- Apresentar o conteúdo das Ciências Sociais às crianças; III- Aferir o conhecimento adquirido através de atividades lúdicas, e; IV- Coletar dados para realizar uma pesquisa-ação educacional. Através da realização da oficina foi possível verificar que os educandos da Educação Infantil interagiram, pesquisaram/indagaram e problematizaram sobre temas e conceitos das Ciências Sociais e, mediados pelas professoras, realizaram com interesse e dedicação as atividades didáticas-pedagógicas propostas. Bem como, observou-se que as professoras dialogaram entre si, problematizaram e compreenderam o potencial e os desafios curriculares da integração de temas e conceitos das Ciências Sociais para a Educação Infantil. Sendo assim, constata-se que foi notória a contribuição do ensino da Sociologia na Educação Infantil na formação dos valores, nas práticas sociais capazes de contribuir para a socialização tornando as Ciências Sociais mais atrativa e compreensível para os alunos da escola EMEI Zulânia.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: