Ensino de astronomia em aulas de física do ensino médio: desafios e possibilidades
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Date
2021-12-09Primeiro membro da banca
Leonel, André Ary
Segundo membro da banca
Bartelmebs, Roberta Chiesa
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A Astronomia teve sua origem a partir da curiosidade e da necessidade humana em desvendar os grandes mistérios cósmicos. Assim, observações celestes desencadearam, de forma conjunta ao desenvolvimento humano, a aquisição de conhecimentos impressionantes, que auxiliavam, e continuam auxiliando, de forma significativa no modo de vida de muitas civilizações. Hoje a Astronomia representa uma importante ciência que afeta, direta ou indiretamente, o cotidiano de milhares de pessoas, principalmente pelos avanços tecnológicos a ela relacionados. Da mesma forma, em âmbito educacional o ensino de Astronomia possui uma inegável relevância. Além de ser altamente motivacional, ela auxilia na abordagem de enfoques como a História e Filosofia da Ciência e Ciência, Tecnologia e Sociedade, favorece a elaboração de atividades experimentais, é altamente interdisciplinar e compõe um espaço de reflexões sobre o mundo e nosso papel diante dele. Embora ofereça tamanha contribuição para o ensino de Ciências, pesquisas mostram que a Astronomia vem sendo esquecida dentro dos espaços de ensino básico. Nesse viés, procuramos por meio da presente pesquisa compreender quais as possibilidades e os limites para inserção de assuntos de Astronomia em aulas de Física no Ensino Médio. Para tanto, buscamos: identificar e analisar quais aprendizagens relacionadas à Astronomia estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular; verificar qual a abordagem de assuntos de Astronomia em Livros Didáticos adotados por professores de Física das escolas estaduais de Educação Básica de Santa Maria/RS e investigar como se dá o ensino de Astronomia em aulas de Física no Ensino Médio, almejando identificar quais as possibilidades e as limitações para a inserção da área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo corpus de análise é composto por professores de Física das escolas estaduais de Educação Básica pertencentes a 8° CRE – Santa Maria/RS e os livros didáticos adotados por estes. Em termos metodológicos, para a coleta de dados utilizamos questionários online que, posteriormente, foram analisados por meio das orientações da Teoria Fundamentada; permitindo-nos constatar que ainda é grande o número de professores que não contemplam a Astronomia em suas práticas educativas. Além disso, analisamos os três volumes do livro didático Física, Contextos & Aplicações, coleção adotada pelo maior número de escolas de nosso corpus, pela qual constatamos que são poucos os conteúdos astronômicos trabalhados de forma aprofundada. Acreditamos que, a partir da compreensão de como se dá o ensino de Astronomia na Educação Básica, estamos contribuindo para ampliação e aperfeiçoamento do ensino da mesma na região e quiçá no país.
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