Listar Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 133
-
O ciberespaço e o ambiente virtual da Bienal do Mercosul: possível espaço de criação/exposição
(2009-02-27)Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo teórico-reflexivo sobre o espaço expositivo da Bienal do Mercosul no ambiente virtual, a fim de propor uma outra cartografia, que considere além da possibilidade ... -
Identidades híbridas: processos de subjetivação através da fragmentação e (des)montagem digital
(2009-02-27)Esta pesquisa propõe uma reflexão e análise sobre questões relativas à hibridação nos procedimentos da arte contemporânea, tendo como fio condutor, o meu processo artístico. Desenvolvo uma produção visual, com base na ... -
Memórias costuradas: cenários como dispositivos de uma poética visual
(2009-03-02)Este trabalho resulta de uma pesquisa que foi direcionada à construção poética de Cenários compostos de elementos de memória autobiográfica, unidos pelo ato da costura que, juntamente com fotografias e objetos cênicos, ... -
Sobre um céu feito de abismo: narrativas em poéticas visuais
(2009-03-10)Esta pesquisa está fundada na minha produção plástica e investiga nos âmbitos teórico e prático a narrativa a partir das séries que relacionam imagem e texto em configurações que exploram a visualidade e a literalidade da ... -
Robert Mapplethorpe: diálogos e olhares sobre a sexualidade na arte contemporânea
(2009-03-13)A presente investigação desenvolvida na linha de pesquisa em Arte e Visualidade do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria/RS teve por objetivo principal analisar de que modo obras ... -
Presenças do corpo feminino na arte: aproximações a partir de Orlan
(2009-07-31)Esta investigação, de cunho bibliográfico, compreende os processos de reconfiguração do estatuto do corpo por meio da aproximação da arte com a tecnologia, propondo-se uma reflexão sobre a nova estética da desconstrução ... -
Ofertórios
(2009-12-18)Dividida em duas partes, a presente dissertação se propõe a ser uma reflexão sobre o processo criativo em artes visuais, partindo do testemunho do criador/ artista. A imagem da Virgem Maria, como fonte de trabalho plástico ... -
Poética digital: criação colaborativa no fluxo comunicacional
(2010-01-11)Levando em consideração as possibilidades do atual contexto tecnológico-digital os meios comunicacionais oferecem novos desdobramentos para propostas artísticas em que o público pode estar mais presente. Assim, a presente ... -
(Re) configurações do eu: a produção de autorretratos fotográficos como ficção/encenação
(2010-03-05)A presente pesquisa de mestrado tem como proposta investigar, de modo teórico-prático, o processo artístico de criação de autorretratos fotográficos, analisando as possibilidades de reconfigurações identitárias nele ... -
O processo criativo de pinturas da série Corpos-beijos e olhares
(2010-03-15)A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Arte e Visualidade do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa contou com o processo criativo de onze pinturas, que compõem ... -
No labirinto da urbis ao ciberespaço: uma poética digital
(2010-03-19)Esta pesquisa tem como mote principal a produção de obras/projetos no âmbito da webarte. A poética digital nesta dissertação se origina do seguinte questionamento: como elaborar webartes que relacionem o labirinto da ... -
A presença do corpo feminino como objeto na arte contemporânea: as artistas contemporâneas e suas autorias
(2010-03-19)Esta pesquisa busca apresentar reflexões sobre o corpo feminino como objeto na arte contemporânea e alguns questionamentos dentro da história que levaram a esta denominação. Por meio disto, procurei ressaltar a importância ... -
Processos híbridos na poética de Sandra Rey: um estudo a partir de soft dreams e desdobramentos da paisagem
(2010-03-22)Esta pesquisa visa uma aproximação da arte contemporânea por meio de um estudo teórico da poética de Sandra Rey, de uma análise sobre o seu processo criativo e o modo como ocorre a hibridação nas suas obras. Os trabalhos ... -
O desenho-imagem: entre[linhas]de uma poética
(2010-03-30)O estudo propõe criar uma obra-instalação, no âmbito das poéticas visuais. Os jogos combinatórios de imagens por meios digitais e analógicos (recursos tecnológicos) partem de desenhos de características lineares, construídos ... -
Dramaturgia da carne: uma experiência na arte da performance
(2010-03-31)Esta dissertação propõe uma reflexão sobre os fundamentos e possíveis poéticas espreitadas na série de web performances Dramaturgia da Carne, realizadas pela autora a partir de experimentações práticas de relação do corpo ... -
Carlos Vergara: deslocamentos do visível
(2010-03-31)Este trabalho consiste no estudo da poética visual do artista Carlos Vergara, no qual se propôs uma aproximação ao processo construtivo de três obras apresentadas na Exposição Sagrado Coração Missão de São Miguel, no ... -
Possíveis territorialidades e a produção crítica da arte suturas e sobrejustaposições entre vestes sem corpos e corpos sem vestes
(2010-04-14)Esta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Arte e Cultura, tem como objetivo investigar quais os processos de subjetivação que podem ocorrer a partir da sutura e da sobrejustaposição (entendidos enquanto conceitos ... -
Ambiências na parede: concepções espaciais em pintura e desenho
(2010-04-26)Esta dissertação busca estabelecer uma reflexão referente à produção plástica individual intitulada: Ambiências na Parede, composta por oito trabalhos que foram produzidos durante o curso de mestrado. A proposta plástica ... -
Jardim Miriam Arte Clube: lugar de encontro entre arte e direitos humanos
(2010-07-30)Este trabalho relaciona, dentro do contexto da globalização, a arte contemporânea com os direitos humanos, tendo como estudo de caso a experiência da artista plástica Mônica Nador junto ao Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), ... -
Imersão: sensação redimensionada pelas tecnologias digitais na arte contemporânea
(2011-03-24)Esta dissertação tem como objetivo compreender o redimensionamento que as imagens digitais dão ao campo da arte, sobretudo a sensação de imersão. Acredita-se que a sensação do observador estar na imagem intensifica-se a ...