Gestão e projeto pedagógico: o contexto de expansão do Instituto Federal Farroupilha/RS
Resumen
Este estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional - Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo do Projeto Pedagógico Institucional – PPI previsto no PDI Plano de Desenvolvimento do Instituto Federal Farroupilha/RS, acerca de evidenciações categoriais sobre gestão. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico e metodológico um estudo dialético, compreendida como possibilidade crítica de analisar fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, efetivou-se uma análise documental. Na operacionalização e na sistematização dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Ao sistematizá-la, constatou-se vastas concepções, muitas vezes desarticuladas e fragmentadas, em média sete variáveis semicategóricas sobre gestão. Foram encontradas apenas três com evidenciações categóricas próprias, sendo o tripé “administração gestão participativa/democrática e educação”, que acabam imbricando, em partes, as demais. E, nesse processo, a investigação, de cunho bibliográfico teve como proposição maior, considerando os princípios de gestão, além de resultar na monografia, propor imbricamento entre as produções e elaborações teóricas entre os Programas Lato Sensu e Stricto Sensu, com intencionalidades nítidas de um projeto de vida e institucional.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]