Reflexões sobre inclusão e formação docente de uma comunidade escolar da rede pública municipal de Santa Maria-RS
Fecha
2021-12-03Primeiro membro da banca
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Dal Forno, Letícia Fleig
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Concebendo uma perspectiva inclusiva de ensino como importante estratégia na tentativa de buscar uma solução para a problemática das evasões numa escola pública, a pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, teve como objetivo analisar aspectos relacionados à inclusão e formação docente, entre os diferentes segmentos de uma comunidade escolar da rede pública municipal de Santa Maria-RS. Através do acompanhamento das ações propostas no âmbito da pesquisa, constituíram-se seus objetivos específicos: analisar as concepções de uma comunidade escolar sobre inclusão; narrar e descrever aspectos das formações docentes com abordagem reflexiva promovidas no âmbito da pesquisa; verificar os impactos das formações docentes sobre ensino inclusivo entre os professores e registrar o processo de construção coletiva de um Plano de ação. Utilizando-se como contexto o Projeto Educação Gaúcha Conectada, criado pelo governo federal e adaptado à realidade da educação gaúcha, as ações dessa pesquisa envolveram a promoção de formações docentes locais e a elaboração de um Plano de ação para o projeto na escola com a participação da comunidade, caracterizando esse estudo como pesquisa-ação, do tipo qualitativa. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionário aos responsáveis pelos alunos, professores, equipe diretiva e coordenação pedagógica, além de observação direta das ações propostas, recorrendo-se à análise de conteúdo dos instrumentos de coleta, categorizadas nos temas inclusão, plano de ação e formação docente. Apresenta-se aqui essa análise, registros e algumas reflexões sobre o percurso da pesquisa, entre discussões com autores que tratam sobre as temáticas relacionadas. Percebeu-se que a construção do Plano de ação para um projeto local, que constituiu-se o produto dessa pesquisa, evidenciou a importância da integração entre a escola e a comunidade como forma de promover a inclusão, estimulando o senso de pertencimento e engajamento nos diferentes setores da instituição. Já as formações docentes trouxeram a percepção sobre como essas formações podem refletir no processo inclusivo através das práticas dos professores e os desafios que esses profissionais da educação, incluindo gestores, encontram no caminho da inclusão, evidenciando a complexidade do processo inclusivo em uma instituição escolar. Concluiu-se, através dos resultados obtidos, que a visão da comunidade escolar com relação à inclusão influenciou o processo inclusivo da instituição, assim como essa mesma visão também sofreu influências das ações propostas nesse processo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: