Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 97
-
Estrutura básica da representação visual nas construções discursivas da apresentação do telejornal
(2015-02-20)O modo como as notícias são apresentadas no telejornal me instigou a procurar saber que lógica a televisão segue para fazer confluir linguagens como a verbal e visual, com o objetivo de relatar fatos, no complexo enunciado ... -
Pelas páginas de Zero Hora, o jornalismo público (des)coberto
(2015-04-09)A presente tese trata sobre a prática do jornalismo público pela mídia impressa. O contexto midiático do Sul do Brasil é chamado por Guareschi e Ramos (1988) de fenômeno RBS , onde o jornal Zero Hora se configura como ... -
A práxis reflexiva das relações públicas na sociedade midiatizada: mediação estratégica comunicacional nos blogs corporativos
(2015-04-22)O contexto da sociedade midiatizada movimenta a práxis das relações públicas a partir da contínua articulação de estratégias comunicacionais e mobiliza as tradicionais dinâmicas relativas às relações e vínculos das ... -
Distinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e twitter
(2015-05-19)Esta tese tem o objetivo geral de explorar a circulação e o consumo da telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013) no Twitter para compreender o fenômeno do consumo simultâneo TV-internet e o funcionamento da palavra ... -
Contrato de informação do jornalismo no ecossistema midiatizado: estratégias semiolinguísticas da instância de produção no facebook
(2015-08-31)Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a instância de produção do jornalismo processa o contrato de informação (CHARAUDEAU [1997], 2009) nas mídias sociais digitais, por meio da análise de estratégias ... -
Configuração da autopromocionalidade televisual: estratégias de lançamento de um produto midiático em diferentes plataformas
(2015-12-14)O estudo origina-se da perspectiva de alargamento das ações publicitárias para além dos espaços previamente demarcados para sua inserção, como os intervalos comerciais em televisão. Nesse contexto, o estudo aborda a ... -
Dona de casa e da própria vida? Leituras sobre o trabalho feminino na publicidade por mulheres da nova classe trabalhadora
(2016-03-07)Esta tese tem como objetivo central compreender de que modo as representações do trabalho feminino presentes na comunicação publicitária são interpretadas por mulheres da nova classe trabalhadora e como essas representações ... -
O funcionamento da metáfora no jornalismo de revista: temas sindicais em Veja e revista do Brasil
(2016-03-11)A tese tem por objetivo investigar o funcionamento da metáfora no jornalismo. Procuramos estabelecer uma ponte analítica entre a metáfora como figura de linguagem e o conceito de metáfora como processo metafórico, cujo ... -
Produtos televisuais: trajetória e alterações de percurso
(2016-03-14)A presente investigação propõe-se a examinar a trajetória de produtos televisuais que não têm, de antemão, data prevista para término, ou seja, para sua exclusão da grade de programação, conferindo especial atenção às ... -
Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais
(2016-09-12)No contexto de crise, em que a visibilidade dos fatos aumenta, a comunicação tem papel ainda mais importante, no sentido de contribuir para a reputação das organizações. Diante de tal conjuntura, este estudo tem como tema ... -
Representações identitárias na campanha Keep Walking, Brazil: as relações de cultura e poder na narrativa publicitária
(2016-10-20)No final de 2011 a marca de uísque escocesa Johnnie Walker lançou sua primeira campanha publicitária criada especificamente para um país, a Keep walking, Brazil, assinada pela agência paulista Neogama/BBH. Além do audiovisual ... -
Portais institucionais na web: análise de anúncios publicitários no ecossistema midiático
(2016-11-25)Esta tese insere-se na linha de Pesquisa denominada Mídia e Estratégias Comunicacionais do Programa de Pós-graduação em Comunicação pertencente à UFSM. A problemática de pesquisa pode ser resumida na seguinte questão: como ... -
As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo na captação do público leitor
(2016-12-21)A midiatização traz à tona uma nova postura do leitor diante da produção jornalística. O jornal se condiciona à proposição de novos contratos de comunicação com vias a captar leitores para manter-se competitivo em um mercado ... -
Poética e imaginário em vídeos digitais
(2017-01-12)A tese de doutorado intitulada Poética e imaginário em vídeos digitais busca entender o medium vídeo digital como agente capaz de ampliar as capacidades do sujeito de constituir seu devir através da profusão de imagens ... -
“Para encher os olhos”: identidades e representações culturais das rainhas e princesas do clube Treze de Maio de Santa Maria no jornal A Razão (1960-1980)
(2017-01-16)O presente estudo articula questões de gênero, raça e classe com o objetivo de realizar uma análise cultural em que são centrais as rainhas e princesas dos certames de beleza realizado pelo Clube Treze de Maio, da cidade ... -
(Trans)Formação em jornalismo: as propostas das universidades brasileiras num cenário de mudanças
(2017-01-18)A formação em jornalismo supõe o preparo para atuação numa profissão cuja identidade, nos últimos dois séculos, tem sido problematizada reiteradas vezes, especialmente quanto à sua real necessidade para o relato dos ... -
#Participe: a interatividade do fazer televisual
(2017-03-10)Vive-se a era da convergência midiática, momento em que televisão, telefone celular e computador abandonam as barreiras para serem empregados de maneira simultânea, em uma mesma produção televisual. Este estudo, tomando ... -
Cartografia do documentário no Sul do Brasil: identidades e transversalidades no processo de produção e circulação
(2017-03-10)A pesquisa realiza uma cartografia identitária do processo de produção e circulação de documentários no Sul do Brasil. O recorte se dá a partir de documentários inscritos em mostras e festivais de vídeo e cinema nos estados ... -
A visibilidade da UFSM no facebook: (inter)relações entre universidade, jornais e usuários-mídia.
(2017-03-21)A pesquisa aborda a visibilidade nas mídias sociais digitais, especialmente a visibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no site de rede social Facebook. Destacamos o contexto de midiatização (HJARVARD, ... -
Comunicação e biopotência da multidão: empoderamento entre estratégias de biopoder e práticas de biopolítica
(2017-03-22)Este trabalho está orientado pela perspectiva comunitária da comunicação, compreendendo a relevância da participação crítica e ativa das pessoas no processo comunicativo. Sob esse viés, as pessoas e as coletividades são ...