Programa de Pós-Graduação em Educação
Coleção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação
Submissões recentes
-
As transformações no mundo do trabalho e a perda da centralidade do trabalho pedagógico na Educação Física do Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino/RS
(2025-02-21)Esta tese foi produzida no âmbito no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM e das atividades do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas ... -
Educação Profissional na Primeira República no Rio Grande do Sul (1889-1930): do Instituto Parobé ao Posto Zootécnico no município de Júlio de Castilhos/RS
(2024-12-12)Este relatório de tese insere-se na Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). ... -
Processos criativos de aprendizagem mediados por tecnologias digitais na educação infantil
(2024-12-18)Esta pesquisa está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas ... -
Narrativas de professora alfabetizadora
(2024-12-13)A trajetória desta tese antecede o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação, retornando à história de vida da pesquisadora, que, como professora alfabetizadora, revê sua experiência no contexto escolar e de suas ... -
Competências digitais dos professores para o desenvolvimento do letramento digital na educação básica
(2024-12-10)Estamos inseridos numa era digital, um tempo em que temos uma abundância de informações diárias, sendo que as tecnologias digitais fazem parte do nosso cotidiano, por isso, a necessidade do letramento digital nos contextos ... -
Currículo-corpo em giro deculonial: raça-gênero-sexualidades entre cruzos corporeográficos
(2024-12-20)Esta tese não é sobre o Currículo, é sobre um currículo. É sobre rasuras de noções conceituais que fazem operar o pensamento e nossos modos, criteriosos, de configurar práticas discursivas e [anal]íticas sobre e no ... -
Recursos Educacionais Abertos acessíveis e baseados no Desenho Universal para Aprendizagem
(2024-11-28)Esta tese, vinculada à linha de pesquisa ―Educação Especial, Inclusão e Diferença‖, do Doutorado em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS, tem como objetivo ... -
Inovação educacional no ensino de língua portuguesa: fluência tecnológico-pedagógica e recursos educacionais abertos
(2024-12-12)A presente pesquisa investigou como o desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) no processo de produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) pode promover inovação educacional nas aulas de Língua Portuguesa ... -
Políticas públicas de formação de professores: o estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria no contexto do Covid-19
(2024-12-20)Esta tese investiga os impactos da pandemia do COVID-19 na formação inicial docente, com foco nos estágios supervisionados dos cursos presenciais de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inserida na linha ... -
As relações entre experiência e diálogo na educação: contribuições à teoria do se-movimentar humano no horizonte da hermenêutica filosófica
(2024-12-13)Neste estudo se pretende compreender inicialmente as relações entre experiência e diálogo para a educação para, a partir disso, apontar suas contribuições à Teoria do Se-movimentar Humano no horizonte da Hermenêutica ... -
Arranjos curriculares e repercussões ao trabalho docente em educação física a partir da reforma do ensino médio na rede de ensino pública estadual de Santa Maria/RS
(2024-12-06)Os conhecimentos que formam o currículo são atravessados por significados e relações de poder que carregam intencionalidades políticas e ideológicas. Alinhada à proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), foi ... -
Adoção institucional e implementação do Sistema Blended Learning no ensino superior: novo paradigma à formação de professores
(2024-12-13)Esta Tese intitula-se “Adoção Institucional e Implementação do sistema Blended Learning no Ensino Superior: novo paradigma à Formação de Professores”, vinculando-se à Linha de Pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimen ... -
Vulnerabilidades - gradientes de nitidez e invisibilidade: confabul[ações] [in]comuns
(2024-10-28)Esta Tese de Doutorado está vinculada ao PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, do CE - Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa LP3 - Educação Especial, inclusão e ... -
Uma análise dos movimentos de sentidos de sujeito no trabalho pedagógico: discursos sobre as vivências na educação básica e pós-graduação
(2024-12-11)A presente pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e ao Kairós ... -
Formar-se professor no horizonte hermenêutico da psicanálise: a palavra no dizer singular de cada caso
(2024-10-17)A formação inicial docente comporta diversos desafios, juntamente da responsabilidade pela iniciação nos primeiros estudos profissionais, como base para a futura práxis educativa. Com a Psicanálise integrando-a, faz-se ... -
O conhecimento acadêmico-científico em educação musical na revista da ABEM: um discurso histórico-narrativo
(2024-12-06)A constituição desta Tese de Doutorado em Educação se delimita considerando à comunicação acadêmico-científica em Educação Musical veiculada nas edições da Revista da Associação Brasileira de Educação Musical – Revista da ... -
Fenomenologia da violência na educação: vida, cultura e barbárie em Michel Henry
(2024-10-30)O presente estudo busca expor algumas influências e contribuições acerca do campo da filosofia da Educação para com a formação docente e práticas pedagógicas atuais. O interesse em investigar a temática surge da percepção ... -
Devir-tubo Linhas,traços e marcas de uma tese-diagrama na Vila Princesa em Porto Velho-Rondônia
(2024-09-25)Esta tese se configura como uma escrita-mergulho que desloca o pensamento a fim de forjar uma pesquisa que surfa entre as dobras, o cheiro, as cores, o toque, as imagens e o contato com a arte, educação e experiência ... -
A docência nas escolas multisseriadas de São João do Polêsine/RS: projetos de esperança potencializados através das histórias de vida de professoras na pandemia
(2024-10-18)O propósito desta tese surgiu a partir da minha inserção no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA), na linha de pesquisa LP1 - Docência, saberes e desenvolvimento ... -
Vozes de estudantes com deficiência no ensino superior: um olhar para si, para a universidade e para a coletividade
(2024-11-19)A temática deste estudo aborda o cotidiano de estudantes com deficiência e outras condições limitantes, matriculados em cursos de graduação de uma universidade pública do interior do Estado do Rio Grande do Sul-RS. Ao ...