A qualidade da auditoria interna em instituições federais de ensino brasileiras: uma análise segundo a percepção dos integrantes das auditorias internas e da alta gestão
View/ Open
Date
2021-12-03Primeiro membro da banca
Vieira, Kelmara Mendes
Segundo membro da banca
Abreu, Maria Florentina Queirós da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam na qualidade das auditorias internas (AIs) de instituições federais de ensino (IFEs) brasileiras, bem como propor sugestões de melhoria. Esta pesquisa caracterizou-se por ser quantitativa do tipo survey, de natureza aplicada e objetivos de caráter exploratório. No tocante à coleta de dados, optou-se pela utilização de um questionário on-line aplicado aos membros das AIs e da alta administração das IFEs. Obteve-se uma amostra de 301 respostas válidas, das quais 158 foram de integrantes das AIs e 143 de conselheiros de colegiados das referidas Instituições. As análises realizadas contemplaram a estatística descritiva da amostra, análise fatorial exploratória, testes t e ANOVA para verificação de diferenças de médias, correlação de Pearson e análise de regressão múltipla. Em resumo, os resultados mostraram que as dimensões Qualidade da AI, Trabalho da AI, Melhoria Contínua, Suporte da Gestão à AI, Independência da AI e Eficácia, de maneira geral, tiveram uma percepção positiva por parte dos respondentes. Por outro lado, o construto Relacionamento entre Auditores Internos e Externos apresentou as maiores discordâncias no que tange aos itens “os órgãos de controle (CGU e TCU) discutem seus planos com a AI” (média 2,68) e “os auditores dos órgãos de controle e as AIs compartilham papéis de trabalho” (média 2,91). Já, a respeito da dimensão Funcionamento da AI, duas questões apresentaram relativa neutralidade por parte dos respondentes, quais sejam: a AI dispõe de orçamento suficiente para realizar suas atribuições e responsabilidades (média geral 3,37) e há na AI um Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (média do grupo das AIs 3,49). Sobre os fatores da qualidade da AI, obtidos por meio da análise fatorial, foram os seguintes: Funcionamento da AI (FAI), Relacionamento entre Auditores Internos e Externos (REL), Práticas de Melhoria Contínua (PMC), Autonomia da AI (AAI) e Apoio Organizacional (APO). No tópico relativo à diferença de médias, houve médias estatisticamente significativas entre os grupos “Membros das AIs” e “Alta Administração” com os fatores FAI, REL e PMC; e entre o grupo dos indivíduos com “Doutorado” e os fatores REL e APO. Sobre a correlação entre os fatores criados, verificou-se uma associação alta entre Qualidade da AI e FAI (0,781) e baixa entre os REL e AAI (0,297). No tocante à regressão múltipla, verificou-se que FAI, PMC e REL exerceram impacto positivo sobre a Qualidade das AIs. APO e AAI, não foram estatisticamente significativas. Em síntese, constatou-se que existem fatores relevantes para a qualidade das AIs. Por isso, merecem atenção das IFEs analisadas, pois representam importantes direcionadores que impactam positivamente na estruturação e manutenção de uma AI de qualidade.
Collections
The following license files are associated with this item: