Memórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagem
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Data
2020-03-06Primeiro membro da banca
Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
Segundo membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do Ensino Superior. A pesquisa foi realizada através de um questionário que explorou: a) as memórias dos alunos sobre hábitos e usos da internet na fase final da Educação Básica; b) as percepções sobre o uso de textos e vídeos no processo de aprendizagem. Participaram da pesquisa 57 alunos do primeiro semestre de curso da área da saúde. Os dados sobre presença de laboratório de informática nas escolas, associados aos resultados sobre frequência de acesso e locais de utilização da internet pelos alunos, indicam que a escola não foi o principal local de desenvolvimento de competências ou habilidades no uso dos recursos digitais para aprendizagem. As respostas das questões sobre preferências dos alunos em relação a vídeos, videoaulas e textos revelam que os vídeos e videoaulas são considerados úteis para revisão de conteúdos e os livros impressos são mais valorizados que os textos digitais. Os resultados reforçam a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o uso da internet para aprendizagem de conteúdos formais do Ensino Médio, principalmente em situações sem mediação de professores. A existência de rejeições em relação aos recursos digitais como auxiliares no aprendizado indica a necessidade de estratégias de ensino que mesclem a utilização de recursos físicos e digitais, especialmente para os iniciantes no ensino superior. Incluir na prática pedagógica uma maior diversidade de recursos continua sendo a melhor recomendação para se atingir o maior número de alunos e contemplar as necessidades individuais. Os dados apontam, também para a necessidade de abordagens mais formais sobre utilização de recursos de internet para pesquisa acadêmica, tanto em relação à confiabilidade das informações quanto ao uso correto do material coletado.
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