Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Francielle da Rosa
dc.date.accessioned2022-03-25T13:47:11Z
dc.date.available2022-03-25T13:47:11Z
dc.date.issued2020-03-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23936
dc.description.abstractThis work aimed to investigate memories about experiences related to the use of internet resources during High School and perceptions about the use of these resources in learning at the beginning of Higher Education. The research was carried out through a questionnaire that explored the students' memories about habits and uses of the internet in the final phase of Basic Education and their perceptions about the use of texts and videos in the learning process. Fifty-seven first semester students of a course in the health area participated in the research. Data on the presence of computer labs in schools, associated with results on frequency of access and places where students use the internet, indicate that the school was not the main place for the development of competences or skills in the use of digital resources for learning. The answers to the questions about students' preferences regarding videos, video lessons and texts reveal that videos and video lessons are considered useful for content review and printed books are more valued than digital texts. The results reinforce the need for a broader discussion on the use of the internet for learning formal high school content without teacher mediation. The existence of rejections in relation to digital resources as learning aids indicates the need for teaching strategies that mix the use of physical and digital resources, especially for beginners in higher education. The indication and availability of varied resources continues to be the best recommendation to reach the largest number of students and meet individual needs. The data also point to the need for more formal approaches to the use of internet resources for academic research, both in relation to the reliability of the information and the correct use of the collected material.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEnsino aprendizagempor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectTeachinglearningeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleMemórias e percepções de alunos da graduação sobre o uso de recursos da internet para aprendizagempor
dc.title.alternativeUndergraduate student memories and insights about using internet resources for learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivos investigar recordações sobre experiências relacionadas ao uso de recursos da internet durante o Ensino Médio e percepções sobre a utilização desses recursos na aprendizagem no início do Ensino Superior. A pesquisa foi realizada através de um questionário que explorou: a) as memórias dos alunos sobre hábitos e usos da internet na fase final da Educação Básica; b) as percepções sobre o uso de textos e vídeos no processo de aprendizagem. Participaram da pesquisa 57 alunos do primeiro semestre de curso da área da saúde. Os dados sobre presença de laboratório de informática nas escolas, associados aos resultados sobre frequência de acesso e locais de utilização da internet pelos alunos, indicam que a escola não foi o principal local de desenvolvimento de competências ou habilidades no uso dos recursos digitais para aprendizagem. As respostas das questões sobre preferências dos alunos em relação a vídeos, videoaulas e textos revelam que os vídeos e videoaulas são considerados úteis para revisão de conteúdos e os livros impressos são mais valorizados que os textos digitais. Os resultados reforçam a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o uso da internet para aprendizagem de conteúdos formais do Ensino Médio, principalmente em situações sem mediação de professores. A existência de rejeições em relação aos recursos digitais como auxiliares no aprendizado indica a necessidade de estratégias de ensino que mesclem a utilização de recursos físicos e digitais, especialmente para os iniciantes no ensino superior. Incluir na prática pedagógica uma maior diversidade de recursos continua sendo a melhor recomendação para se atingir o maior número de alunos e contemplar as necessidades individuais. Os dados apontam, também para a necessidade de abordagens mais formais sobre utilização de recursos de internet para pesquisa acadêmica, tanto em relação à confiabilidade das informações quanto ao uso correto do material coletado.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.referee2Vestena, Rosemar de Fátima
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813676536179632por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International