Alfabetização de alunos com deficiência intelectual no ensino comum: um estudo sobre as práticas pedagógicas
Resumen
Esta pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso, apresentado ao
Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo geral
identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do ensino comum
no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Como objetivos
específicos, conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de
alfabetização desses estudantes, bem como verificar a importância dessas práticas
para favorecer o processo de alfabetização desses sujeitos. A metodologia deste
trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Na
pesquisa bibliográfica, a investigação é realizada a partir de trabalhos científicos já
elaborados e publicados, de 2016 até 2020, possibilitando conhecer e analisar o que
já foi estudado sobre a temática pesquisada. A análise de dados evidenciou que as
práticas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com deficiência
intelectual indicam a importância de flexibilizar o currículo, a relevância da
psicomotricidade no processo de alfabetização e a importância de o aluno ser
protagonista do ensino, sendo o construtor do seu próprio conhecimento, nas
metodologias ativas. Dessa forma, esta pesquisa evidenciou a importância das
práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com
deficiência intelectual. É preciso respeitar o tempo e o estilo cognitivo de cada
estudante, pois nem todas as crianças aprendem da mesma maneira, com as
mesmas estratégias de ensino.