Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodriguez, Júlio César Cossio
dc.creatorCosta, Karolayni Baldoni
dc.date.accessioned2022-03-29T14:22:00Z
dc.date.available2022-03-29T14:22:00Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23977
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe Brazilian’s agroindustrial complex is comprised by the country’s more important joint economic activities, being the agribusiness exportation a historical pilar of international insertion. An important part of its broadcasted image, from the academy to political and midia outlets, the agribusiness is perceived as responsible for the generation of wealth and development in Brazil (MENDONÇA, 2013, p. 25). However, the area is characterized by the big corporations’ oligopoly and there is little research on its influence in the decision making process in the country. Therefore, it becomes necessary to analyze how the North American multinational companies get access into the Brazilian’s agribusiness political articulation project. Thus, the research is led by the questioning of how the link between multinational companies to the Brazilian’s agribusiness agenda emerges. This work aims at understanding the influence of foreign multinationals in the agribusiness lobby. The specific objectives are: (I) Identify the main elements of lobby; (II) Map the main actors of the political project, and; (III) Understand the influence in the public policies, through the legislative agenda. For so, the methodology used will be qualitative, with the hypothetical-deductive approach method. There are two main hypothesis: (H1) the Brazilian’s agribusiness agenda is broadly influenced by North American multinationals; (H2) this influence is then transformed into a production model that generates and unsustainable cost to society in the long term. In this way, the method of systematic review of the bibliography is used to develop the theoretical discussion regarding lobby and the theoretical grounds of the research. For the empirical section of the research, the methodology used is documental and Brazilian legislation analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLobbyeng
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectMultinacionaispor
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectMultinationalseng
dc.titleLobby do agronegócio: multinacionais estadunidenses e a agenda do legislativo brasileiropor
dc.title.alternativeAgrobusiness’s lobby: us multinationals and the brazilian legislative agendaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Internacionaispor
dc.description.resumoO Complexo agroindustrial brasileiro é composto pelo conjunto de atividades econômicas mais importante para o país, e a agro exportação é um dos pilares de sua inserção internacional historicamente. Grande parte da sua imagem veiculada, tanto nos meios acadêmicos, políticos e de comunicação, trata o agronegócio como o responsável pela geração de riqueza e desenvolvimento no Brasil (MENDONÇA, 2013, p. 25). No entanto, o setor é marcado pelo oligopólio de grandes corporações e há poucas pesquisas que tratam sobre sua influência no processo de tomada de decisão do país. Assim, torna-se necessário analisar como as multinacionais estadunidenses entram no projeto de articulação política do agronegócio brasileiro. A pesquisa guia-se pelo questionamento de como as multinacionais vinculam-se à agenda do agronegócio brasileiro. Esse trabalho visa compreender a influência das multinacionais estrangeiras no lobby do agronegócio. Os objetivos específicos são: (I) Identificar os principais elementos de lobby; (II) Mapear os principais atores do projeto político; e (III) compreender a influência em políticas públicas, através da agenda do legislativo. Para isso, a metodologia utilizada será qualitativa, utilizando-se o método de abordagem hipotético-dedutivo. Parte-se de duas hipóteses principais: (H1) a agenda do agronegócio brasileiro é amplamente influenciada por multinacionais estadunidenses; (H2) essa influência é revertida em um modelo de produção que gera custos à sociedade que o tornam insustentável a longo prazo. Desse modo, é utilizado o método de revisão sistemática da bibliografia para construir a discussão teórica acerca de lobby e dos fundamentos teóricos da pesquisa. Para a parte empírica da pesquisa, é utilizada a metodologia de análise documental e de legislações brasileiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto