Formação de professoras em educação infantil: entrelaçamentos em um processo formativo
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Data
2021-09-08Primeiro membro da banca
Côco, Dilza
Segundo membro da banca
Lima, Graziela Escandiel de
Terceiro membro da banca
Umbelino, Janaina Damasco
Quarto membro da banca
Palma, Rute Cristina Domingos da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa pesquisa de doutorado se insere na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Apresenta como objetivo geral compreender como um curso de formação em Educação Infantil, organizado intencionalmente a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, pode se constituir como um processo formativo de aprendizagem da docência, visando ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores da criança. Para alcançar esse objetivo geral, elencou-se três ações investigativas, sendo elas identificar ações necessárias para a constituição formativa de um curso de formação em Educação Infantil; refletir sobre a importância do compartilhamento teórico-prático para as aprendizagens e ressignificações docentes; e discutir acerca das possibilidades de organização do ensino na Educação Infantil, criando condições para a apropriação dos conceitos científicos pelas crianças. Também se estabeleceu uma ação formativa, qual seja a de organizar um processo coletivo de aprendizado de conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento da criança, bem como para a organização do ensino na Educação Infantil, pautados na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino. O estudo é fundamentado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, que compreende que, por meio da apropriação dos conhecimentos historicamente elaborados, os sujeitos se humanizam. Pautar-se nessa teoria é assumir todas as suas dimensões: epistemológica, lógica/filosófica e ontológica. Para apreensão da realidade, foi ofertado um curso de formação em Educação Infantil intitulado “Descobrindo e aprendendo sobre a Educação Infantil” e destinado para professores, futuros professores e profissionais da área da educação. Na primeira parte do curso, foram realizados estudos teóricos; já na segunda parte, foram planejadas ações desenvolvidas em uma escola da rede pública municipal da cidade de Santa Maria/RS, em turmas de Educação Infantil. Como instrumentos de produção de dados, utilizamos questionários, fotos, gravação em vídeo, relatos escritos, planejamento e reflexões. Os dados foram organizados e analisados a partir de unidades de análise compostas por episódios e cenas. Como conclusão decorrente da primeira unidade de análise, “as ações de quem organiza”, foi possível identificar que a intencionalidade de quem organiza um processo formativo interfere na aprendizagem por meio de apropriações realizadas ou não pelos sujeitos. Na unidade dois, “as ações de quem estuda e aprende”, foi evidenciada a importância do estudo no processo de revisitar e de requalificar práticas, e que esse estudo, quando compartilhado, auxilia na compreensão da teoria e da prática. A partir da unidade três, “as ações voltadas a organização do ensino”, foi possível reconhecer o papel do compartilhamento de ideias para o planejamento consciente, perpassando o estudo/pesquisa/apropriação. Assim, defende-se que um curso de formação em Educação Infantil pautado pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural se constitui como um processo de aprendizagem da docência quando os sujeitos participantes compreendem o significado social do papel do professor na organização intencional do ensino, voltado à atividade principal da criança (o jogo) e ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores, o que implica estar em atividade.
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