Avaliação da compatibilidade entre competências requeridas e competências desenvolvidas: o caso da Universidade Federal de Santa Maria
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-17Primeiro membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Marquetto, Matheus Frohlich
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve como objetivo propor uma agenda de cursos, para suprir os gaps de competências encontrados, aos servidores técnico-administrativos em educação (TAES) da Universidade Federal e Santa Maria (UFSM). O referencial teórico norteador deste estudo contemplou os seguintes tópicos: (i) administração pública e gestão de pessoas; (ii) principais regulamentações da gestão de pessoas na administração federal; (iii) gestão por competências; (iv) gestão por competências no setor público; (v) gestão por competências e as necessidades de capacitação e (vi) competências nas instituições federais de ensino. Em relação ao método, o estudo se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, fazendo o uso de diferentes fontes de evidência como: pesquisa documental, registro em arquivos, observação direta e observação participante. Os principais resultados mostram que a UFSM iniciou os estudos para a implantação do modelo de gestão por competências no ano de 2015, por intermédio de um grupo de trabalho formada por servidores lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da universidade. No ano de 2017 uma comissão foi formalmente constituída por meio de portaria específica, para atuar de forma mais efetiva na implantação do modelo na instituição. O trabalho teve início pelo mapeamento das competências dos servidores, as quais foram classificadas e divididas em quatro fases. As três primeiras fases, já finalizadas, correspondem ao mapeamento das competências organizacionais, comuns e gerenciais. A quarta fase, referente ao mapeamento das competências específicas, que são aquelas necessárias para cada uma das unidades da UFSM, ainda está sendo realizada pela atual comissão. Os resultados revelaram ainda, que a implantação do modelo de gestão por competências na UFSM está entre os objetivos estratégicos previstos no seu atual Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2016-2026), o qual traz a pretensão desenvolver competências gerenciais, técnicas e de liderança necessárias para manter um nível de excelência. Ainda, os resultados apontaram que a compatibilidade entre as competências requeridas pela UFSM e as competências desenvolvidas por intermédio dos cursos de capacitação ofertados aos servidores TAES, com base nos anos de 2018 e 2019, demonstrou não estar sendo atendida na sua totalidade, pois da análise realizada dos 115 cursos ofertados nesses dois anos somente 07 deles trabalharam o desenvolvimento de competências gerenciais e/ou de liderança. Por fim, foi apresentada a proposta de realização de uma agenda de cursos para ser promovida pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM, visando suprir os gaps de competências identificados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: