As fronteiras do corpo proferidas na arte: uma análise dos corpos pendurados em “O juízo final” de Giotto di Bondone (1306)
View/ Open
Date
2021-11-25Primeiro membro da banca
Quírico, Tamara
Segundo membro da banca
Silva, Semíramis Corsi
Terceiro membro da banca
Remedi, José Martinho Rodrigues
Metadata
Show full item recordAbstract
O corpo, território de passagem, é composto por um complexo conjunto de elementos
socioculturais que entremeiam-lhe as fibras, ditando e elaborando a experiência. Sua
materialidade é plural e mutável, conforme o tempo e espaço no qual está inserido. Sendo ele
nosso objeto de estudo e a imagem a lente pela qual observamos suas fronteiras simbólicas,
também consideramos seu aspecto político. Pois, o limiar deste lugar em que fazemos-nos
corpo, não é estanque e suas fontes são inesgotáveis. Partindo desta premissa e, do corpo
enquanto locus investigativo, almejamos compreender nesse trabalho suas interdições e
regimes. Mediante uma perspectiva foucaultiana, analisamos um dispositivo de controle e
poder, presente na tradição da Pittura Infamante, vigente do século XIV ao XVI no
centro-norte da Itália. O desempenho destes corpos, a partir da constituição do sujeito
considerado infame e desviante de uma moral, não só contribuiu para a formação de
significados, como também, condicionou-se pelos ritos, práticas e a linguagem que marca sua
existência. Podemos dizer que um sujeito faz-se corpo a partir do discurso. Tendo em vista
isto, observamos o que estava sendo dito e visto por estes sujeitos partindo de um fragmento
contido no afresco “O Juízo Final” de Giotto di Bondone (1306), que fez parte desta tradição.
Collections
The following license files are associated with this item: