“Não aparece no raio-x”: cosmologias e práticas de autoatenção no contexto de intermedicalidade na saúde dos Mbya-Guarani em São Miguel das Missões-RS
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Date
2021-04-19Primeiro coorientador
Brum, Ceres Karam
Primeiro membro da banca
Zanini, Maria Catarina Chitolina
Segundo membro da banca
Jesus, Suzana Cavalheiro de
Metadata
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Este texto de dissertação se configura na prática etnográfica realizada junto à comunidade Tekoa Ko’enju, em São Miguel das Missões-RS. A pesquisa se inscreve nos âmbitos da Antropologia da Saúde, Política de Saúde indígena e da Etnologia indígena, objetivando compreender de que forma as práticas de autoatenção Mbya-Guarani se relacionam com a zona de contato entre profissionais de saúde e os Mbya. Para tanto, proponho um recorte teórico realizado por meio dos conceitos de intermedicalidade e práticas de autoatenção, a fim de unir essas iniciativas de construção de uma atenção diferenciada à saúde indígena. Assim, a pesquisa procura mostrar os diferentes universos de significação presentes nesse contexto, discutindo as concepções de saúde, atenção, doença. Da mesma forma, busco compreender a noção de corpo/pessoa como substrato para observar a intermedicalidade, principalmente no que se refere as negociações que a comunidade estabelece com os agentes não-indígenas. Por conseguinte, é abordado o Nhe’é, como a noção de espírito que desencadeia a produção de corpos saudáveis Mbya. Argumenta-se que esta concepção se organiza em torno de ideais de condutas que, por sua vez, orientam-se a partir de um modo de ser guarani (Nhande reko), o qual inevitavelmente dialoga com as novas roupagens do neoliberalismo. Diante disso, são analisadas as práticas de autoatenção da terapia local, tecendo um panorama referente ao cruzamento da biomedicina e da religião. Por fim, sinalizo como o contexto imperial se traduz em políticas de austeridade para os povos originários, em meio a pior crise sanitária da modernidade.
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