Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Maria Denise Ricalde de
dc.date.accessioned2022-04-19T12:43:50Z
dc.date.available2022-04-19T12:43:50Z
dc.date.issued2020-09-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24086
dc.description.abstractOver the years, we have witnessed major changes in corporate education in Brazil, both in initiatives of public and private institutions, seeking a better qualification of its workers. The main objective of this study is to analyze the policies and practices of corporate education in Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, through the evaluation of the Directors of the Institution's Teaching Units. This is an exploratory research based on the documental, bibliographic analysis and semi-structured individual interviews, characterized as applied and descriptive research, delineated through a case study with a qualitative approach and deductive logic. In total, were interviewed twelve servers, divided into two groups, from different scripts. The results of the study pointed out how Corporate Education actions are carried out at UFSM, it was possible to identify potentialities and deficiencies in the processes. With the analyzes of this study, some proposals for guidelines for improving corporate education practices at UFSM were presented especially with regard to routines involving impact assessments and greater participation of managers in planning actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação corporativapor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectCorporate educationeng
dc.subjectHuman resources managementeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.titlePolíticas e práticas de educação corporativa na Universidade Federal de Santa Maria – UFSMpor
dc.title.alternativeCorporate education policies and practices in Universidade Federal de Santa Maria – UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o decorrer dos anos, presenciamos grandes mudanças na educação corporativa no Brasil, tanto em iniciativas de esferas públicas como privadas, buscando uma melhor qualificação de seus trabalhadores. O objetivo principal deste estudo é analisar as políticas e práticas da educação corporativa na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, por meio da avaliação dos Diretores das Unidades de Ensino da Instituição. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório a partir da análise documental, bibliográfica e de entrevistas individuais semiestruturadas, caracterizada como aplicada e descritiva, delineada por meio de estudo de caso, com abordagem qualitativa e lógica dedutiva. No total, foram entrevistados doze servidores, divididos em dois grupos, com roteiros diferentes. Os resultados do estudo apontaram como são realizadas as ações de Educação Corporativa na UFSM, sendo possível identificar potencialidades e deficiências nos processos. A partir das análises deste estudo, foram apresentadas algumas propostas de diretrizes para a melhoria nas práticas de educação corporativa na UFSM, especialmente no tocante às rotinas que envolvem avaliações de impacto e maior participação dos gestores no planejamento das ações.por
dc.contributor.advisor1Battistella, Luciana Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970571132802995por
dc.contributor.referee1Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.referee2Marquetto, Matheus Frohlich
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2814039634501415por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International