Políticas e práticas de educação corporativa na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
View/ Open
Date
2020-09-10Primeiro membro da banca
Grohmann, Márcia Zampieri
Segundo membro da banca
Marquetto, Matheus Frohlich
Metadata
Show full item recordAbstract
Com o decorrer dos anos, presenciamos grandes mudanças na educação
corporativa no Brasil, tanto em iniciativas de esferas públicas como privadas,
buscando uma melhor qualificação de seus trabalhadores. O objetivo principal deste
estudo é analisar as políticas e práticas da educação corporativa na Universidade
Federal de Santa Maria – UFSM, por meio da avaliação dos Diretores das Unidades
de Ensino da Instituição. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório a partir
da análise documental, bibliográfica e de entrevistas individuais semiestruturadas,
caracterizada como aplicada e descritiva, delineada por meio de estudo de caso,
com abordagem qualitativa e lógica dedutiva. No total, foram entrevistados doze
servidores, divididos em dois grupos, com roteiros diferentes. Os resultados do
estudo apontaram como são realizadas as ações de Educação Corporativa na
UFSM, sendo possível identificar potencialidades e deficiências nos processos. A
partir das análises deste estudo, foram apresentadas algumas propostas de
diretrizes para a melhoria nas práticas de educação corporativa na UFSM,
especialmente no tocante às rotinas que envolvem avaliações de impacto e maior
participação dos gestores no planejamento das ações.
Collections
The following license files are associated with this item: