Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a educação para a humanização: “foi um rio que passou em minha vida”
View/ Open
Date
2021-11-03Primeiro membro da banca
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Segundo membro da banca
Muniz, Cristiano Alberto
Terceiro membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo foi desenvolvido no Curso do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas interfaces (LP2), vinculado ao grupo de pesquisa Elos. Apresenta uma pesquisa acerca das violências, como se manifestam, suas implicações nas histórias de vida das professoras e na proposição e implementação das Políticas Públicas sociais como o direito à Educação e à aprendizagem e a possibilidade de (re)pensar a Educação Humanizadora. Adotou-se a expressão “violências” por compreender ser um fenômeno social multidimensional (violências estruturais, direta, simbólica/cultural) em que o sujeito da experiência nomeia e identifica as diferentes formas de violências que sofreu. O objetivo é compreender como as memórias ressignificadas e as experiências de vida, por meio das narrativas (Auto)biográficas de quatro professoras que viveram situações de violências em seus percursos pessoais, escolares, de formação docente e de atuação profissional, podem contribuir com o (re)pensar sobre a construção de uma Educação Humanizadora. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, no campo das Pesquisas Narrativas pelo método (Auto)biográfico e da investigação Biográfico-narrativa. Os instrumentos de construção de conhecimento foram as narrativas (Auto)biográficas orais, a partir das entrevistas narrativas (Auto)biográficas; e as escritas, por meio das cartas narrativas (Auto)biográficas. A construção da análise narrativa interpretativa-compreensiva das narrativas (Auto)biográficas a partir de dois percursos: o primeiro reconstruindo por meio das memórias ressignificadas as histórias de vida de professoras e a identificação de pontos de confluências, e o segundo a composição de uma trama narrativa conectando os pontos de confluências pelo leito das violências em prol da Educação Humanizadora. O referencial metodológico pautou-se em: Abrahão (2003; 2005); Josso (2007; 2010a; 2010b; 2012; 2016); Bolívar (2002); Ricoeur (1991; 1994;1995; 2006a; 2007); entre outros. O referencial teórico pautou-se em: Abramovay (2005); Galtung (2005); Candau (2000); Oliveira (2012); Dalla Corte (2017); Cunha (2019); Chauí (1999; 2011; 2017); Benjamin (2013); Arendt (1994); Adorno (1995); Charlot (2002; 2020); Freire (1979a; 1979b; 1989; 1991; 1997; 2000a; 2000b; 2007); Henz e Toniolo, (2015); Abrahão, Cunha e Bôas (2018); entre outros. Defendo a tese que: “As memórias ressignificadas e as experiências de vidas, por meios das narrativas (Auto)biográficas das professoras que viveram situações de violências em seus percursos pessoais, escolares e/ou de formação docente e de atuação profissional podem contribuir com o (re)pensar a construção de uma Educação Humanizadora”. A partir das narrativas (Auto)biográficas das nossas “colaboradoras coautoras”, concluímos que as violências impactam negativamente o sentir, o aprender, a saúde física e mental, a autoimagem do si-mesmo e a sua relação com o “outro em nós”. O “ser-com-o-mundo” que sofre violências pode apresentar dificuldades socioemocionais e atencional comprometendo a sua aprendizagem. O não-aprender é uma violação ao seu direito à Educação e à aprendizagem. O que denuncia uma contradição escolar frente às violências em que os próprios condicionantes educativos produzem violências. A implementação de uma Educação Humanizadora está entrelaçada à constituição e à implementação qualitativa de Políticas Públicas Sociais como a Educação que visa diminuir as múltiplas formas de desigualdades como socioeconômicas, educacionais e de riscos de violências.
Collections
The following license files are associated with this item: