O ensino de química em um curso técnico integrado: potencialidades para a docência
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Data
2022-02-17Primeiro membro da banca
Ramos, Maria Rosângela Silveira
Segundo membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino da química possibilita uma vasta contextualização com a realidade dos educandos,
sendo que no ensino médio técnico integrado, essa possibilidade é maior, uma vez que se
pode articular com temáticas relacionadas aos eixos tecnológicos dos cursos. Porém, muitas
vezes, em sala de aula a química é vista pelos alunos como uma das disciplinas mais
complexas de se compreender, pois estes recebem os conceitos prontos, a fim de apenas
exercitar a repetição, sem reflexão e contextualização. Nesse sentido, torna-se necessário
avaliar como este componente curricular está sendo abordado no ensino médio técnico
integrado, se ocorre a integração dos conteúdos trabalhados nas disciplinas com a formação
profissional. Diante disso, o objetivo do trabalho é investigar como ocorre o processo de
ensino da química ao longo do curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto Federal
Farroupilha Campus São Vicente do Sul, e diante disto, propor o desenvolvimento de um
caderno de atividades didáticas para uso do professor em sala de aula, introduzindo a
problematização de temáticas e a integração da área básica com a técnica. Como metodologia
para esta pesquisa utilizou-se o estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Sendo
assim, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1) análise cienciométrica de produções
acadêmicas sobre a temática deste estudo; 2) entrevista semiestruturada com os docentes da
disciplina de química; e 3) elaboração de um caderno de atividades didáticas. Os resultados
encontrados referentes à análise da primeira etapa deste estudo apontam que 41,93% das
dissertações e teses não utilizam temáticas como forma de contextualização e problematização
no ensino de química. Quanto aos resultados da segunda etapa, estes demonstram que os
docentes de química da referida instituição não incluem a contextualização e integração
curricular como prioritários em seus planejamentos de aula. Desta forma, tais resultados
reforçam a importância do desenvolvimento do produto educacional, o caderno de atividades
didáticas, o qual irá auxiliar de maneira efetiva a integração e a contextualização dos
conteúdos de química, bem como, estabelecer as relações científicas e tecnológicas no
exercício da prática docente.
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