Seleta em prosa e verso (1884-2001): um olhar sobre a tradição escolar e os materiais didáticos no Rio Grande do Sul
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Data
2021-05-31Primeiro coorientador
Vieira, Andre Soares
Primeiro membro da banca
Zilberman, Regina
Segundo membro da banca
Tambara, Elomar Antonio Callegaro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Como professores de literatura e consumidores de materiais didáticos, precisamos compreender o viés histórico de nossa profissão e o caminho por ela até então percorrido, o que, muitas vezes, mostra-se bastante difícil, devido às lacunas ainda existentes. Tendo isso em vista, com o objetivo de contribuir para a construção dessa retomada histórica, pretendemos, neste trabalho, analisar a obra Seleta em Prosa e Verso (1884-2001), do professor gaúcho Alfredo Clemente Pinto (1854-1938). Assim como a Antologia Nacional (1895-1969), de Fausto Barreto (1852-1915) e Carlos de Laet (1847-1927), importante obra nacional direcionada às leituras realizadas pelos alunos do ensino secundário, a Seleta figura como uma respeitável coletânea de textos voltada à leitura escolar, estando presente nas memórias dos estudantes gaúchos que por suas páginas passaram. Assim, pautados na tentativa de construção de uma história da leitura e, por vezes, dialogando com o legado da tradição retórica e com os contextos de produção das diversas edições da obra (59 ao total, ao longo de mais de 115 anos), buscamos refletir sobre a sua relação com o ensino e com a história literária no estado do Rio Grande do Sul. Em primeiro lugar, pretendemos compreender teoricamente o processo de escolarização da literatura e a trajetória dos materiais didáticos na região. Em seguida, construímos a biografia de Clemente Pinto, ainda muito obscurecida em decorrência da escassez de fontes, para, então, explorarmos a organização da Seleta em Prosa e Verso, por meio de uma análise dos textos presentes nas suas 51 edições, utilizando-se, para isso, edições representativas da obra. Os resultados – por ora – alcançados indicam-nos a presença da Seleta em uma tradição literária e escolar pautada nos ideais econômicos, políticos e ideológicos de seu contexto de produção. Dessa forma, esperamos contribuir para os estudos que se debruçam sobre os manuais didáticos e sobre a escolarização da leitura e da literatura, principalmente, nos séculos XIX e XX, no Rio Grande do Sul.
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