O programa de educação tutorial no ensino médio: construção e aplicação de uma proposta de integração entre educação básica e ensino superior
Fecha
2022-01-14Primeiro membro da banca
Lacerda, Caroline Côrtes
Segundo membro da banca
Nicoletti, Elenize Rangel
Terceiro membro da banca
Ruppenthal, Raquel
Quarto membro da banca
Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do governo federal já consolidado destinado à estudantes de graduação que proporciona vivências importantes para a trajetória acadêmica de seus integrantes. Este trabalho apresenta um estudo sobre as atividades desenvolvidas por grupos do PET relacionadas ao Ensino Médio, assim como o desenvolvimento de uma proposta a partir do modelo do PET para este nível de ensino. O objetivo geral foi investigar a contribuição da inserção da Educação Tutorial no Ensino Médio. A pesquisa teve cunho bibliográfico e pesquisa de campo do tipo relato de experiência. A coleta de dados foi realizada em diferentes bases de dados como Periódicos da Capes, Scielo, Google acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e com a utilização de questionários. A proposta educacional foi planejada pela professora pesquisadora. O desenvolvimento foi realizado em 4 etapas: I) apresentação do modelo Educação Tutorial denominado PET- Júnior, destinado a alunos de EM para petianos e para as turmas de EM, II) organização das atividades e minisseminários do PET-Júnior; III) aplicação e IV) avaliação da proposta. Participaram do projeto 10 petianos e 5 alunos do 1º ano do EM. Foi possível perceber que o modelo PET é um modelo a ser seguido como uma experiência inovadora, que contribui positivamente para a construção da aprendizagem e desenvolvimento dos integrantes. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível refletir e discutir sobre temas relevantes para o Ensino de Ciências, a Educação Tutorial em diferentes níveis de ensino, o PET e sua importância na graduação e no EM, as metodologias ativas, a formação integral e o desenvolvimento global dos estudantes no EM.
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: