Desafios na construção de escolas democráticas
Resumen
Este trabalho refere-se ao estudo de teorias que podem contribuir para enfrentar desafios na construção de Escolas Democráticas. Objetiva suscitar reflexões e trazer algumas alternativas capazes de entranhar-se na vida escolar de tal forma que possa transformá-la num ambiente educativo que possa contemplar, senão a todos, mas a maioria de seus usuários, nas suas mais significativas buscas de realização pessoal e profissional. A vivência educativa no cotidiano escolar, no que se refere à gestão administrativa e pedagógica, apresenta-se na maioria das vezes muito vertical em suas decisões e, por consequência, insatisfatória, inclusive sendo constante alvo de críticas e causadora de inquietação. A partir da inclusão do princípio de Gestão Democrática na educação, normativa que requer a descentralização das decisões coletivas, torna-se possível a participação de todos os envolvidos na instituição, tanto nas tomadas de decisão como na realização do “fazer” escolar. Este fazer educativo deve incluir a opção destes mesmos envolvidos por ações democráticas no que se refere à gestão nas mais diferentes instâncias que possam ser propostas e desencadeada pela escola. O Projeto Político Pedagógico na gestão democrática da Escola pressupõe o funcionamento de toda a instituição e deve ser elaborado de forma coletiva, democrática e participativa, tanto nos âmbitos administrativo quanto curricular e pedagógico. Aspira-se assim, não apenas uma prática democrática como filosofia de Escola, mas uma vivência democrática que pode ser estendida a toda a sociedade, na medida em que conquistar o devido envolvimento capaz de tornar a participação uma prática constante e cotidiana na vida da escola e dessa forma, tornar seus usuários e sua comunidade, acima de tudo, mais realizada e consequentemente mais feliz.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]