Planejamento de comunicação e universidade: comunicação integrada nas pró-reitorias da UFSM
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Data
2019-12-03Autor
Menezes, Andressa Pedrozo de
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Esse projeto experimental tem como objetivo auxiliar no processo de implementação da Política de Comunicação da UFSM, através de Planejamentos Estratégicos, estabelecendo assim uma integração da comunicação nas Pró- Reitorias. Por meio desse trabalho procuramos diagnosticar os problemas de comunicação e propor ações e projetos, de forma que a Política de Comunicação seja institucionalizada, alinhando esta, às estratégias de comunicação de toda universidade ao Plano de Desenvolvimento Institucional. Dessa forma trabalhamos com o conceito de Comunicação Integrada (KUNSCH, 2016), e também de Comunicação Pública (DUARTE, 2007), para possibilitar a compreensão sobre a perspectiva da Comunicação Integrada dentro de uma Universidade Pública. A metodologia desenvolveu-se com base em uma pesquisa documental, nos conceitos de Planejamento Estratégico de Comunicação (KUNSCH, 2016), assim como o estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de Gestão e Política de Comunicação da UFSM. A partir desta análise chegou-se ao modelo de Planejamento de Comunicação utilizado para o desenvolvimento dos oito planos de comunicação das Pró- reitorias. Dentre os resultados, muitos projetos institucionais já foram articulados, trazendo para a comunicação da universidade uma visão coletiva e institucional. Dessa forma, tendo como base esse projeto experimental, essa Comunicação Integrada e a cultura dos Planejamentos estratégicos se expande além das Pró- reitorias, já começando a ser implantado nas Unidades de Ensino e Órgãos Institucionais, possibilitando resultados mais positivos para os próximos anos, e com isso o crescimento da imagem institucional da UFSM.
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