A legitimação da UFSM diante da pandemia da Covid-19: análise da comunicação institucional da universidade a partir do portal www.ufsm.br/coronavirus
Abstract
Este trabalho tem como tema a legitimação das instituições através da comunicação. A temática delimita-se pela comunicação das universidades em um cenário midiatizado e político, potencializado pela pandemia de Covid-19, que tensiona sua legitimidade social. O objetivo geral é analisar como a Universidade Federal de Santa Maria organizou sua comunicação e proporcionou visibilidade e legitimação a si própria, através do portal www.ufsm.br/coronavirus . Trata-se de uma investigação exploratória, o que agrega originalidade à pesquisa e qualifica a área de comunicação em ritmo integrado, entre academia e mercado. Utiliza-se método de abordagem qualitativo e técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O corpus é constituído por materialidades que
representam ações de comunicação institucional da UFSM, identificadas a partir do portal supracitado, realizadas entre março e dezembro de 2020. São conceitos centrais desta pesquisa: a) midiatização, tendo como principais referências Hjarvard (2012), Sodré (2002), Barichello (2014) e Fausto Neto (2008); b) legitimação, tratada a partir de Berger e Luckmann (1985) e Barichello (2001, 2004) e c) Relações Públicas, especialmente comunicação estratégica, abordadas por Bueno (2009) e Kunsch
(2003). Após investigar as ações desenvolvidas pela comunicação da UFSM no ano de 2020, constatou-se, como considerações finais, ter havido uma atuação ágil e estratégica da área para organizar o portal www.ufsm.br/coronavirus e atualizá-lo constantemente. Assim, concluiu-se que, na pandemia, a comunicação adotada pela UFSM proporcionou visibilidade contínua para as ações elaboradas pela Instituição, integrando os setores em um ecossistema, possibilitando legitimar a Universidade como agente de interesse público.
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