A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Resumo
Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre
indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática
docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldaremos
teoricamente o leitor sobre o Proeja, para que assim possamos melhor compreender
o pensamento dos profissionais da educação acerca deste programa. Para tal,
faremos uma revisão bibliográfica de autores do eixo temático em questão, como
Gardner, Germani, Guenther, Minayo, Perez e Renzulli, entre outras leituras
complementares, as quais trarão embasamento teórico, tornando científicos os
resultados da análise de dados coletados em Instituição Federal de Ensino que
contemplem o PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e
Adultos. Com esse objetivo, apresentaremos a análise e discussão dos dados
coletados através de entrevista semiestruturada, onde buscamos perceber o olhar
dos professores sobre sua prática em relação aos alunos com Altas Habilidades.
Este estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade de
Santa Maria – RS, como requisito de conclusão ao Curso de
Especialização/Profissionalização Integrada à Educação de Jovens e Adultos. Os
dados desta pesquisa foram coletados no CTISM – Colégio Técnico-Industrial de
Santa Maria, Instituição Federal de Ensino, nesta cidade.
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ... -
Possibilidades da implantação do PROEJA como tentativa para diminuir a evasão
Dalcin, Margarete Inês (2011-10-24)Esse trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Educação Profissional e Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA com o objetivo de verificar os motivos referentes à ...