Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Adultos retornam à escola: dificuldades e expectativas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (614.1Kb)
Data
2011-10-31
Autor
Klüsener, Marisa Ana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A criação e a importância do PROEJA destinado ao público de jovens e adultos destaca-se aqueles que fazem parte da vida adulta média (30 a 50 anos) e as dificuldades encontradas por esses educandos ao retornarem ao processo de escolarização foram os elementos motivadores dessa análise. Assim, esta pesquisa versa sobre as dificuldades e expectativas que adultos, a partir de 40 anos, manifestam em relação ao processo de escolarização quando se inserem na modalidade EJA, sendo implementada em uma escola estadual no centro da cidade de Santa Maria (RS, Brasil), que trabalha com a modalidade EJA, mas com vistas à implantação do PROEJA e caracterizou o aspecto socioeconômico dos alunos envolvidos, analisou as dificuldades e expectativas dos mesmos, verificou os fatores que contribuem para o índice de evasão escolar destes alunos, avaliou o que os motiva a permanecerem na escola e investigou qual o interesse destes alunos para se inserirem em cursos do PROEJA. A investigação tomou como referência a abordagem qualitativa adotando como técnica de análise de dados, a análise de conteúdo. As informações sistematizadas e discutidas neste trabalho indicam algumas considerações na situação formal de ensino-aprendizagem de adultos trabalhadores que estão buscando ampliar seus níveis de escolarização. Entre elas destaca-se a dificuldade apontada pelos alunos de concentração durante as aulas e memorização de conteúdos. Entre as expectativas apontadas, destaca-se a importância da conclusão do ensino médio, o desejo de se inserir em um curso superior e a conquista de um trabalho ou uma melhor posição profissional.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2420
Coleções
  • Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos [22]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.