O uso de jogos educacionais para a aprendizagem de programação no ensino fundamental
Resumen
Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner. Cabe portanto, ao educador descobrir alternativas, que auxiliem neste processo. Este artigo propõe o uso de jogos educacionais para auxiliar no ensino de programação nas aulas de informática das series iniciais. Trazendo uma alternativa que auxilie e facilite a vida do educador, através de uma plataforma chamada a Hora do Código que possui vários jogos com temas lúdicos e atuais que chamam a atenção das crianças, visando realizar um estudo de viabilidade da introdução de linguagens de programação, já no ensino fundamental, através de oficinas, para que os alunos já possam se ambientarem com pequenos códigos, usando linguagem de blocos, para tornar o conteúdo mais atraente e de fácil entendimento. Buscando disseminar a importância dos códigos no dia a dia dos alunos. Com o uso de questionários foi possível avaliar a motivação, o interesse e o nível de conhecimento do assunto. Os resultados apontam para a eficiência do jogo na aprendizagem de conceitos básicos de programação.
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