Efetividade do uso de mensagens de texto para a permanência e o êxito de estudantes da educação profissional e tecnológica
View/ Open
Date
2022-02-24Primeiro membro da banca
Rossi, Fábio Diniz
Segundo membro da banca
Carvalho, João Flávio Cogo
Terceiro membro da banca
Oliveira, José Adelmo Menezes de
Quarto membro da banca
Bolzan, Moacir
Metadata
Show full item recordAbstract
O acesso à educação básica, embora não expresse obrigatoriamente o reconhecimento e a redução da desigualdade social, parece ser o caminho mais seguro e igualitário na construção da sociedade. Todavia, ele nem sempre está em sintonia com as condições de permanência e êxito do estudante na escola. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi desenvolver, implementar e avaliar estratégias de combate à evasão escolar, por meio de mensagens de texto, para contribuir com a permanência e o êxito de estudantes do Ensino Médio Integrado. A pesquisa é de natureza quantitativa e do tipo aplicada, associada ao nível experimental de investigação. Inicialmente, foi realizado um estudo cienciométrico associado ao tema evasão escolar no ensino médio, resgatando as produções acadêmicas de 2005 a 2019, oriundas dos Programas de Pós-Graduação das cinco universidades Federais do RS. Em seguida, foi desenvolvida uma investigação envolvendo o envio de mensagens de texto construídas com base na Teoria da Autodeterminação e enviadas aos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFFar, pelo aplicativo WhatsApp. A primeira intervenção ocorreu durante o segundo semestre de 2019 e teve a duração de 14 semanas, na qual participaram 99 estudantes com baixo rendimento escolar. Foram criados quatro grupos: grupo controle, que não recebeu as mensagens e os grupos que receberam as mensagens com diferentes frequências semanais (a cada 15 dias; uma mensagem/semana ou três mensagens/semana). A segunda intervenção ocorreu durante oito semanas, no segundo semestre de 2020, em meio a Pandemia da COVID-19, caracterizada pelo ensino remoto. Nesse estudo, participaram 560 estudantes dos três anos do ensino médio, na qual foram enviadas três mensagens por semana. Em relação ao estudo cienciométrico, foram encontradas 15 produções relacionadas à evasão escolar no ensino médio, sendo possível identificar que as principais razões para o abandono escolar são o baixo interesse e a relação estudo/trabalho; já as possíveis alternativas para diminuir a evasão relacionam-se com a maior participação da comunidade escolar, a construção de projetos pedagógicos e a adequação curricular. Em relação ao efeito do uso de mensagens de texto no desempenho escolar dos estudantes, durante o ensino presencial, baseado no status ao final do ano letivo, nota e número de reprovações em disciplinas, foi possível comprovar que o uso de mensagens de texto com caráter motivacional foi relevante para melhorar o desempenho escolar dos estudantes, com destaque para aqueles que receberam três mensagens por semana. Os resultados da intervenção, durante o ensino remoto, evidenciaram que o uso de mensagens de texto proporcionou maior acolhimento dos estudantes e aumento do seu estado de motivação. De forma semelhante, foi possível identificar o desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas configuradas pelas dimensões de autonomia, competência e pertencimento nos estudantes, após o recebimento das mensagens. Assim, conclui-se que o uso de mensagens motivacionais via smartphone, configura-se como uma importante alternativa na prevenção à retenção e evasão escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado, baseado no aumento da motivação, do desempenho e engajamento dos estudantes com viabilidade de inclusão no plano de ações dos programas de permanência e êxito institucionais.
The following license files are associated with this item: