Família e escola disposições e expectativas presentes nas escolhas profissionais dos jovens de classe média e populares na cidade de Santa Maria-RS
Visualizar/ Abrir
Data
2020-11-06Primeiro membro da banca
Sandalowski, Mari Cleise
Segundo membro da banca
Drabach, Neila Pedrotti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação versa sobre questões que correspondem à educação e ao mundo do trabalho juvenil. A pesquisa proposta objetivou investigar a influência das instituições família e escola nas expectativas profissionais de jovens pertencentes a duas escolas, a saber, uma pública e uma privada na cidade de Santa Maria – RS, tomando por base alunos que estão na terceira série do ensino médio. Buscou-se compreender a influência da escola particular e da pública e em que sentido isso acontece. A pesquisa esteve apoiada nos conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu sobre habitus e capital cultural, bem como o de disposições favoráveis desenvolvido por Bernard Lahire. O estudo buscou observar o habitus de classes dos alunos das diferentes instituições e em que medida a escola reforça e/ou altera esse, tomando por base elementos objetivos e subjetivos presentes no momento dos jovens optarem por uma determinada carreira. Cabe considerar que alguns alunos de instituições públicas têm expectativas/ escolhas / sucesso em profissões que contrariam o seu habitus previsível. Nesse sentido, o propósito foi analisar até que ponto a escola reforça e/ou altera as probabilidades ocupacionais já presentes na vida familiar e na comunidade de origem dos estudantes. Por fim, pode-se apreender desta dissertação, em que medida o habitus, bem como o conhecimento, as habilidades, as informações, ou seja, o conjunto de qualificações intelectuais transmitidas pelas famílias e reproduzidas nas escolas tem influência singular na vida desses agentes sociais. A pesquisa lançou mão de uma metodologia qualitativa e esteve orientada pela perspectiva de que as subjetividades tanto do ponto de vista individual como coletivo são fortemente marcadas pelas experiências familiar e escolar.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: