Adaptação de módulos integrativos aplicado a conteúdos da educação ambiental para estudantes do ensino médio
Fecha
2021-11-30Autor
Silva, Marcos Alexandre Ferreira de Lima e
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Essa monografia, a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da UFSM, tem como objetivo compreender possibilidades e limites para a utilização da metodologia dos Módulos Integrativos adaptados como processo de ensino e de aprendizagem de conceitos, princípios e práticas sobre educação ambiental com estudantes do ensino médio. Essa pesquisa foi realizada em uma escola particular da cidade de Santa Maria, com estudantes do segundo ano do ensino médio, durante o primeiro semestre do ano de 2021, através de três fases: diagnose, bate-papo e produto, utilizando a abordagem do tema consumo com assuntos corriqueiros no dia a dia dos estudantes, através de 7 eixos: alimento, energia, estática/cosmética, mídias, sustentabilidade, tecnologia e vestuário, levando em consideração a realidade socioeconômica dos sujeitos de pesquisa como fator preponderante à modulação eminente para obtenção de resultados satisfatórios. Foram 5 encontros no total, sendo 3 deles utilizados para a aplicação de cada etapa metodológica e do projeto em si; os outros 2 serviram para fechamento de conteúdo do professor de Geografia, e eu acompanhei a pedido dos estudantes. Como resultados, observa-se a sensibilização do estudante e seu poder de sintetizar o que conseguiu construir a partir dos encontros. Um grupo composto por indivíduos que possuem aparente preocupação social implicada no impacto ambiental deu o tom aos resultados e entrega dos produtos. A Educação, até mesmo a Ambiental, vai além de repasse de conhecimento, é comprometimento com o desenvolvimento sustentável do país.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: