Cartografando o Chanel nº5: análise dos valores de luxo, sensualidade e provocação
Abstract
A marca Chanel é uma das pioneiras no segmento de luxo no mundo. Devido a essa observação, o presente trabalho busca investigar “como os valores de sensualidade e provocação se manifestam na comunicação do perfume de luxo Chanel número 5 e como esses valores são percebidos pelo seu público consumidor”. Para tanto se utilizou como referencial teórico os conceitos abordados pelos autores: Allérès (2000), Diniz (2012), Lipovetskye Roux (2005), Kapferer (1998), Ashcar (2001). Mazzeo (2011) e Charles-Roux (2007), Bauman (2008), Barbosa (2004), Bourdieu (2007) e (1983), Petermann (2011).Deleuze e Guatarri (1995). O aporte metodológico do estudo centrase na cartografia, abordada aqui a partir de Rosário e Aguiar (2012). Além disso, como técnicas de pesquisa, utilizamos Semprini (1995), para a análise dos anúncios e Thornton (2005), para organização do grupo focal com os consumidores. Ao final deste trabalho pode-se concluir que a marca Chanel imprime na comunicação do Chanel nº5 aspectos projetivos, ou seja, valores que são marcados por preocupações e interesses individuais, abordando a sensualidade e provocação, principalmente nos atores representados nos anúncios e em suas relações. E, essas relações também são evidentes por parte dos consumidores, elas reconhecem a marca como sendo um produto de luxo, e conhecem ou pelo menos, já cheiraram o perfume ou, ainda, conheceram alguém que usou o perfume.