Estudo dos sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos: concepções e práxis de uma sequência didática à luz da teoria de Guy Brosseau
Fecha
2022-02-17Primeiro membro da banca
Bisognin, Vanilde
Segundo membro da banca
Buriol, Tiago Martinuzzi
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo
sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas
de Guy Brousseau como caráter de instrumento científico o aparato para estruturação metodológica de tal
proposta e arquitetamos uma sequência didática configurada em situações didáticas e adidáticas atendendo as
habilidades e competências propostas na Base Nacional Comum Curricular para o objeto do conhecimento de
referência visando a apropriação de saberes significativos que venham a desencadear nos sujeitos envolvidos
uma postura de autonomia e protagonismo frente a esses novos saberes, de forma a corroborar no seu
desempenho diante de desafios do conhecimento e em seus estudos posteriores. Desta forma, buscamos
investigar quais contribuições a Teoria das Situações Didáticas podem fornecer acerca do estudo desse objeto
do conhecimento e estejam voltadas a uma práxis que consolide esses saberes de forma significativa. A
pesquisa de caráter qualitativo ocorreu em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em um Instituto
Estadual de Educação localizado no município de Júlio de Castilhos, RS. O contexto da pesquisa se deu na
modalidade de ensino híbrido, utilizando como mediador o aplicativo Google Classroom da Plataforma
Google Suíte for Education. Nesse âmbito propomos a resolução de situações problemas acerca do cálculo de
áreas de superfícies e de volumes de sólidos de revolução com a utilização do princípio de Cavalieri e dos
teoremas de Pappus a partir de conceitos estudados no Ensino Médio. As situações adidáticas propostas
envolveram a utilização de materiais manipuláveis como sólidos de acrílico e simulador de sólidos de
revolução e atividade experimental para determinação do centroide de figuras planas, bem como a construção
de maquetes físicas e virtual com a utilização do software SketchUp representativas de silos, um tipo de
construção muito comum no município lócus da pesquisa e seus limítrofes, cuja arquitetura é privilegiada pela
presença de corpos redondos. Os resultados da pesquisa sinalizaram que o desenvolvimento da sequência
didática favoreceu a autonomia intelectual e a aprendizagem significativa acerca do objeto do conhecimento
em pauta, bem como revelaram que a Teoria das Situações Didáticas forneceu subsídios importantes para
organização didática e análise do processo de consolidação dos saberes envolvendo o estudo dos sólidos de
revolução.
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