Ensino de História a partir de questões do Enem: avaliação e interculturalidade
Fecha
2020-04-06Primeiro membro da banca
Mourad, Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira
Segundo membro da banca
Cerri, Luís Fernando
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), instituído como política pública de
ingresso ao ensino superior a partir de 2009, assim como os tradicionais
vestibulares, acabam condicionando o ensino de História das redes formais e
informais de ensino, públicas e privadas. Os impactos podem ser percebidos nas
escolhas dos métodos avaliativos e dos conteúdos programáticos trabalhados. Este
trabalho apresenta o desenvolvimento de uma possibilidade de uso das questões de
História do ENEM no ensino de História associado à uma prática avaliativa reflexiva
voltada para a interculturalidade. Nessa perspectiva, o interculturalismo, para além
do reconhecimento da diversidade, propõe a integração e transformação das(os)
agentes sociais envolvidas(os), inclusive nos processos de ensino e de
aprendizagem. A pesquisa partiu da elaboração de uma breve historicização do
ensino de História e da avaliação, principalmente no Brasil, e de um levantamento
bibliográfico sobre assuntos referentes à Interculturalidade e à Avaliação, com suas
especificidades e características. Para a contextualização do trabalho, foram
apresentados os principais elementos da estruturação, abrangência e impactos do
ENEM no Brasil atual. A partir disso, foram selecionados os assuntos “Educação
Patrimonial e Identidade”, e “Temáticas Indígenas e Afro-brasileiras”, para serem
referenciais das escolhas das questões a serem trabalhadas. Após a discussão
teórica, foi apresentada uma seleção de quatro eixos norteadores que serviram de
instrumento para o desenvolvimento de uma leitura e problematização das questões
do ENEM escolhidas no trabalho.
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