Práticas pedagógicas para alunos com transtorno do espectro autista: processos inclusivos no contexto escolar
Fecha
2022-03-04Primeiro membro da banca
Souza, Taís Guareschi de
Segundo membro da banca
Wisch, Tasia Fernanda
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa está inserida na linha de Pesquisa de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem como foco construir estratégias que qualifiquem a acolhida, bem como, que favoreçam o processo de adaptação e interação dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar a partir das contribuições dos docentes envolvidos neste processo. Os principais teóricos que contribuem com as reflexões desta pesquisa relativo às políticas públicas e a gestão educacional no ambiente escolar são: Dourado (2007), Libâneo (2002) (2015) já com relação à perspectiva inclusiva da escola são: Baptista (2009), Freitas (2008), Mantoan (2008), Canabarro (2018), Pavão (2019), Pereira (2014), Oliveira (2017), (Pereira 2016). Ao abordar reflexões sobre a docência no contexto emergente da inclusão buscamos pelos estudos de Bolzan (2016) (2002) (2009) (2019), Garcia (2005), Schimidt (2014), Pereira (2016), Oliveira (2020). A investigação parte dos desafios enfrentados enquanto gestora e docente na Rede Pública de Ensino. Como metodologia utilizamos a abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, que tem como instrumentos de coleta de dados espaços narrativos em formatos de reuniões com professoras de pré-escola e 1° ano do Ensino Fundamental. Posteriormente, as contribuições narrativas dos colaboradores da pesquisa foram balizadoras para a interpretação dos achados, bem como para a elaboração de um documento orientador com proposições que contribuam com os anseios dos educadores quanto aos processos de acolhida e interações iniciais destes alunos na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental. O contexto no qual o estudo foi desenvolvido diz respeito a uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria.
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