Contribuições da afetividade na gestão escolar
Fecha
2009-08-07Autor
Leidens, Ingrid Rosana Nitsche
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Esta pesquisa se propôs investigar a importância do afeto na aprendizagem e na
gestão escolar, sabendo-se que sem envolvimento afetivo, isto é, sem interesse não
se constrói conhecimentos. A abordagem metodológica de caráter qualitativo teve
como procedimento a pesquisa bibliográfica, a qual aponta a afetividade como base
do desenvolvimento e da aprendizagem, afetividade e cognição andam juntas. Para
que haja aprendizagem a criança precisa criar laços afetivos com o objeto do saber
e os sujeitos da aprendizagem. Neste sentido, a escola como um todo deve ser um
lugar agradável à criança. A gestão escolar, e todos os elementos envolvidos na
gestão, precisam estar interagindo e proporcionando situações de construção
coletiva, exercitando o respeito mútuo. Neste sentido, procura-se resolver conflitos e
relaciona-se da melhor forma possível. A gestão escolar não decide nada sozinha,
por isso a importância das relações afetivas para que todos se sintam bem e
construam aprendizagens de forma significativa e tomem decisões conjuntas para o
bem de todos
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]