Grupo de pais: um dispositivo potencializador da escolarização de alunos com autismo
View/ Open
Date
2022-02-08Primeiro membro da banca
Alves, Marcia Doralina
Segundo membro da banca
Eidelwein, Monica Pagel
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais demandas dos pais em relação ao desenvolvimento e escolarização dos filhos com autismo. Essa temática se justifica por ser uma demanda institucional do contexto profissional em que a pesquisadora atuava, onde necessitava-se conhecer as demandas dos pais de crianças que possuem autismo e, a partir disso, constituir um espaço de acolhimento para essas famílias. Esse conjunto de estratégias partem da premissa que as ações dos pais frente a seus filhos têm influência direta tanto na escolarização quanto na constituição das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou-se de um questionário e de pareceres terapêuticos e pedagógicos para a produção dos dados. Os participantes da pesquisa foram cinco pais de crianças com autismo atendidas em dois centros de atendimentos. Autores como Kupfer et al. (2017), Laznik (2013), Jerusalinsky (2012) oferecem sustentação teórica a essa pesquisa. Os dados foram analisados à luz dos quatro eixos da Avaliação Psicanalítica aos Três Anos juntamente com uma categoria que buscou analisar as demandas contidas nas respostas dos pais. Como produto final foram elaboradas orientações para a implementação de grupos de pais buscando potencializar a escolarização de crianças com autismo. Ao finalizar essa pesquisa concluiu-se que os pais apresentavam demandas em relação a temáticas como desenvolvimento, direitos, inclusão e escolarização.
Collections
The following license files are associated with this item: