Suporte à aprendizagem informal e confiança interpessoal: um estudo com trabalhadores do setor de TI
Fecha
2020-03-06Primeiro membro da banca
Von Ende, Marta
Segundo membro da banca
Costa, Vívian Flores
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O contexto atual das organizações é caracterizado por um ambiente movido pelas inovações e pela velocidade da necessidade de mudanças. O conhecimento ocupa um lugar central neste ambiente cada vez mais complexo e dinâmico, sendo considerado um dos recursos estratégicos organizacionais base para a obtenção de diferenciais competitivos. Nesse contexto, diversos fatores passaram a ser observados como propulsores do conhecimento, dentre eles a aprendizagem informal, a qual pode ser considerada fruto da interação social, do aprender pela prática e do contexto organizacional. Ao mesmo tempo, a confiança interpessoal tem sido apontada como um dos principais motivos para que as pessoas cooperem uns com os outros no ambiente de trabalho. Considerando que possa haver ligação entre estes constructos, este estudo foi desenvolvido com o propósito de investigar a relação e influência entre o Suporte à Aprendizagem Informal e a Confiança Interpessoal sob a perspectiva dos trabalhadores de empresas de TI, os quais atuam no desenvolvimento de software em empresas localizadas na região central do Rio Grande do Sul. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa. Os trabalhadores das empresas de TI responderam um questionário elaborado a partir da Escala de Suporte à Aprendizagem (ESA) de Coelho Jr. (2009), e a Medida de Confiança Interpessoal de Nyhan (2000) e Oh e Park (2011), a qual foi validada nacionalmente por Andrade (2017). Na análise quantitativa os dados foram descritos por meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória, correlação de Pearson e por regressão múltipla, observando o indicador alfa de Cronbach, com o auxílio do software SPSS. Na análise descritiva da amostra, o perfil dos respondentes evidenciou o predomínio do gênero masculino, de pessoas relativamente jovens e com alto nível de instrução. Em referência ao suporte à aprendizagem informal, foi identificada a presença de 4 fatores, totalizando 27 variáveis, contendo três fatores a mais do que o do modelo unifatorial original proposto por Coelho Jr. (2009). De forma conjunta, os quatro fatores explicaram em 64,21% a percepção de suporte à aprendizagem informal da amostra total. No que diz respeito à Confiança Interpessoal, a análise fatorial resultou em 2 fatores, compostos por 8 variáveis, mantendo o modelo original proposto por Nyhan (2000), Oh e Park (2011) e Andrade (2017). Na análise de correlação de Pearson, os resultados com maior intensidade entre os dois constructos foram entre as dimensões de Confiança no superior e Suporte da chefia, e Confiança nos colegas e Suporte dos colegas. Além disso, através das análises de regressão múltipla verificou-se que a confiança interpessoal exerce influência no suporte à aprendizagem informal no local de trabalho. O constructo deste estudo com maior poder de explicação foi representado pela variável Suporte à aprendizagem informal geral, cuja variância foi explicada em 57,4% pelos fatores Confiança nos superiores e Confiança nos colegas, seguido do modelo Suporte da chefia, onde a variância foi explicada em 54,4% também pelas dimensões Confiança no superior e Confiança nos colegas. Os principais resultados encontrados apontam que o suporte à aprendizagem informal está positivamente relacionado com a confiança interpessoal. As observações que afloram com os resultados desta pesquisa sugerem que os trabalhadores que confiam em seus colegas e superiores estão mais propensos a compartilhar conhecimento e ajudar os colegas, sendo a confiança interpessoal um ativo fundamental que impulsiona a geração do conhecimento nas organizações. Estes resultados revelam que as empresas de tecnologia, inseridas em um mercado de mudanças em grande velocidade, encontram na confiança entre colegas e superiores e nas equipes de trabalho, um apoio na busca por se manterem competitivas atualizando-se de forma rápida e constante.
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